Sindicalistas cobram novas regras para aposentadoria em audiência na CDH — Rádio Senado

Sindicalistas cobram novas regras para aposentadoria em audiência na CDH

LOC: SINDICALISTAS COBRARAM NOVAS REGRAS NA APOSENTADORIA DURANTE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: ELES PEDIRAM AOS SENADORES A APROVAÇÃO DA MEDIDA PROVISORIA QUE ESTENDE O REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos ouviu representantes de entidades sindicais que reivindicaram o fim do fator previdenciário e novas regras na aposentadoria. Os sindicalistas também pediram a aprovação da Medida Provisória 672, que está na pauta do plenário do Senado. A proposta já aprovada na Câmara dos Deputados estende às aposentadorias e pensões a fórmula de reajuste do salário mínimo. O presidente da Comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu a iniciativa. 

(Paulo Paim) O Senado já votou, seria uma incoerência total o Senado agora não votar uma emenda que vem da Câmara dos Deputados. Que vai assegurar simplesmente o direito de termos uma política salarial definitiva para os aposentados que ganham mais que um salário mínimo. 

(Repórter) Mais cedo, a Comissão debateu a importância do Conselho Nacional e das Juntas de Recurso da Previdência Social. O órgão tem função de mediar as disputas entre segurados e o INSS. Durante a audiência, os convidados pediram uma presença maior do órgão no país. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Sandro de Oliveira, cobrou o fim de diferenças salariais entre os servidores do setor. 

(Sandro de Oliveira) Hoje esses servidores, principalmente os que estão no Ministério da Previdência e que são lotados nas Juntas tem um tratamento salarial muito diferenciado dos trabalhadores do Seguro Social, a quem muitas vezes dividem o mesmo trabalho. Como pode ter dois trabalhadores do mesmo órgão, um ganhando praticamente a metade que o outro ganha, executando a mesma função. 

(Repórter) Conselheiros das Juntas e Câmaras, servidores e representantes sindicais vão formar um grupo de trabalho para sugerir mudanças no funcionamento do Conselho. A proposta será entregue ao senador Paulo Paim, dentro de 90 dias.
07/07/2015, 07h31 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 07h31
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00