Senado instala Conselho da Comenda Dorina Gouveia Nowill — Rádio Senado

Senado instala Conselho da Comenda Dorina Gouveia Nowill

LOC: SENADO INSTALA O CONSELHO DA COMENDA DORINA GOUVEIA NOWILL.

 LOC: O CONSELHO VAI PREMIAR ANUALMENTE PERSONALIDADES QUE SE DESTACARAM NA LUTA PELA DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COMO INFORMA O REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

(Repórter) A Comenda Dorina Gouveia Nowill homenageia a educadora paulista que nasceu em 1919 e se dedicou desde os 17 anos, quando ficou cega, à luta pela inclusão de deficientes visuais. Ela criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, em 1946, e também uma fundação com seu nome, que presidiu até 2010, quando faleceu aos 91 anos. A instituição ofereceu atendimento educacional e médico a pessoas cegas e produziu títulos em braille. A iniciativa da comenda surgiu a partir de um projeto da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, eleita presidente do conselho deste ano junto ao senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, como vice. Segundo Lídice, a intenção é dar visibilidade à luta dessa parcela da população. 

(Lídice da Mata) A nossa intenção é dar um espaço especial e revelar para o país a luta em defesa das pessoas com deficiência e as pessoas que se destacaram nessa luta, algo que passa por grande invisibilidade pela sociedade. (REP) O conselho vai indicar, anualmente, cinco pessoas ou instituições para concorrerem ao prêmio. A comenda, segundo a senadora, é uma oportunidade de homenagear Dorina e pessoas físicas ou jurídicas com trabalhos voltados para defesa de pessoas com necessidades especiais no Brasil. 

(Lídice da Mata) Dorina foi uma jovem que, sendo uma pessoa com deficiência, dedicou sua vida, seu trabalho, para ressaltar a importância da conquista de direitos. Nós escolhemos o seu nome como símbolo da luta da pessoa com deficiência. 

(Repórter) Devido ao empate de votos entre duas indicadas, a edição deste ano irá agraciar seis nomes: a deputada federal Mara Gabrilli e a ex-deputada Rosinha da Adefal; a socióloga Aracy Maria da Silva Lêdo, a educadora Loni Elisete Manica, Maria Luísa Costa Câmara e a jornalista da TV Senado Solange Sotero. Dorina também vai ser homenageada in memorian. A premiação deverá ocorrer em sessão especial no plenário em setembro.
07/07/2015, 06h58 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 06h58
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00