Parlamentares cobram concurso para Abin e regulamentação das atividades de inteligência — Rádio Senado

Parlamentares cobram concurso para Abin e regulamentação das atividades de inteligência

LOC: O GOVERNO DEVE ORGANIZAR CONCURSO PÚBLICO PARA A ABIN E EDITAR UM DECRETO PARA REGULAMENTAR AS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA E ESPIONAGEM NO PAÍS.

LOC: A COBRANÇA FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA PELOS SENADORES E DEPUTADOS DA COMISSÃO MISTA DE CONTROLE DE ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA, QUE SE REUNIRAM NESTA TERÇA- FEIRA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: Os deputados e senadores da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência pediram que o Ministério do Planejamento lance um concurso público para oficiais da Agência Brasileira de Inteligência. A presidente da comissão, deputada Jô Moraes, do PCdoB de Minas Gerais, lembrou que a última seleção para a ABIN foi feita em 2008 e explicou que é necessário que o Brasil se prepare para combater eventuais ameaças e ações terroristas nas Olimpíadas em 2016. 

(JO MORAES) Este órgão precisa reforçar sua estrutura. Nós estamos com uma carência de pessoal, em torno de 500 profissionais da área de inteligência que precisam serem convocados através de um concurso público e serem efetivados. Nós estamos insistindo que é fundamental, é emergente a realização deste concurso e vamos ao Ministério do Planejamento.  

(REPÓRTER): Os parlamentares também cobraram que a Presidência da República edite um decreto para regulamentar as atividades de inteligência e espionagem, que deveria ter sido publicado em 2010: 

(ALOYSIO) A lei foi aprovada em 2010, a lei que criou o sistema nacional de inteligência e ela previa que o Executivo baixasse um decreto – a Presidente da República – um decreto estabelecendo as diretrizes da política nacional de inteligência. Acontece que 2010 até agora, estamos em 2015, esse decreto não foi baixado. E a resposta que a gente tem é que está na Casa Civil. São cinco anos, praticamente! 

(REPÓRTER) A Comissão de Atividades de Inteligência também aprovou uma audiência pública com representantes da ABIN e do Gabinete Segurança Institucional para debater a segurança dos grandes eventos no Brasil.
07/07/2015, 06h39 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 06h39
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00