Ministros vão comparecer a CAE para explicar manobras fiscais — Rádio Senado

Ministros vão comparecer a CAE para explicar manobras fiscais

LOC: MINISTROS VÃO COMPARECER À COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS NESTA QUINTA-FEIRA PARA EXPLICAR MANOBRAS CONTÁBEIS DO GOVERNO. 

LOC: O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, QUE TAMBÉM SERÁ OUVIDO, DEU UM PRAZO PARA A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SE MANIFESTAR SOBRE AS CHAMADAS PEDALADAS FISCAIS. AS INFORMAÇÕES SÃO DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) A pedido do líder do PDT, senador Acir Gurgacz, de Rondônia, a Comissão de Assuntos Econômicos vai ouvir o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa; o advogado-geral da União, Luís Adams; e o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz, sobre as chamadas pedaladas fiscais. O TCU aguarda até o final do mês explicações da presidente Dilma Rousseff sobre as manobras contábeis. Entre elas, está o pagamento do Bolsa-Família e do Seguro-Desemprego por bancos públicos, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Acir Gurgacz explicou que o Senado não precisa aguardar o julgamento do TCU para discutir as pedaladas fiscais. 

(Acir Gurgacz) O trabalho do TCU é uma coisa. O nosso é outro. Queremos saber agora o que está acontecendo para darmos hoje uma resposta à população. Eu quero pautar o meu trabalho pela vontade de fazê-lo. E assim estamos trabalhando de acordo com a nossa necessidade de ouvirmos os ministros. 

(Repórter) O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, negou que a cobrança de explicações sobre as pedaladas fiscais seja revanchismo político, já que o julgamento do TCU poderá embasar um eventual pedido de impeachment de Dilma. 

(Aécio Neves) Quando nós falamos que o TCU tem que votar com isenção as chamadas pedaladas fiscais, sem a pressão do governo federal, nós estamos defendendo as instituições. 

(Repórter) O vice-líder do PT, senador Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, destacou que essas manobras legais foram adotadas por outros governos. 

(Lindbergh Farias) Acho que seja bom que sejam prestados esclarecimentos desde já. Essas pedaladas fiscais acontecem desde o governo FHC. E as pessoas não têm noção do que é isso. Na verdade, vale dizer que no Senado e na Câmara dos Deputados, tem muita gente discutindo isso sem saber do que se trata. 

(Repórter) A audiência com os ministros poderá ocorrer nesta quinta-feira na Comissão de Assuntos Econômicos.
07/07/2015, 10h37 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 10h37
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00