Relator espera que Câmara mantenha texto da MP que altera direitos trabalhistas — Rádio Senado

Relator espera que Câmara mantenha texto da MP que altera direitos trabalhistas

LOC: O RELATOR DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DE BENEFÍCIOS TRABALHISTAS ESPERA QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS MANTENHA O PROJETO APROVADO NA COMISSÃO MISTA.
LOC: A OPOSIÇÃO AVISA QUE TENTARÁ MUDAR A MEDIDA PROVISÓRIA NO PLENÁRIO DA CÂMARA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(Repórter) O senador Paulo Rocha do PT do Pará acredita que o Plenário da Câmara dos Deputados manterá o relatório da medida provisória 665 que muda as regras para a concessão de benefícios trabalhistas. Durante a discussão na comissão mista, ele alterou o projeto original do governo. Entre as mudanças, está a redução de 18 para 12 meses do prazo trabalhado para a liberação do seguro-desemprego com a contrapartida de o trabalhador frequentar curso de capacitação. Pelo relatório, o abono salarial será pago proporcionalmente após 3 meses de carteira assinada. Hoje, basta um mês para o recebimento do benefício no valor de um salário mínimo. Paulo Rocha ainda permite a liberação do seguro-defeso para pescadores artesanais que comprovarem um ano na profissão, que pode ser acumulado com o Bolsa-Família. Ao afirmar que espera a aprovação do relatório, Paulo Rocha destacou que já fez as mudanças necessárias.

(Paulo Rocha) Tenho esperança porque consegui fazer um voto que mediei entre os interesses do ajuste fiscal e que não colocasse por terra os direitos dos trabalhadores. Acho que consegui fazer um voto que assegura o direito dos trabalhadores mas que ajuda o governo apontar para os ajustes na economia que está realmente a precisar. 

(Repórter)  Mas o presidente do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, antecipou que a oposição vai tentar mudar a medida provisória por ser contrária ao que classifica de retirada de direitos.

(José Agripino) Existem vários destaques no sentido de fazer com que a presidente não pode dizer uma coisa quando pleiteou para ser eleita e fazer justamente o contrário no exercício da presidência. Se até os próprios petistas estão negando o que ela propondo em matéria de redução de direitos sociais, não seremos nós que vamos coonestar a quebra da palavra dela e muito menos votarmos coisas que nem o PT quer votar. 

(Repórter) A medida provisória também libera o pagamento do seguro-desemprego para os trabalhadores rurais que tenham atuado em lavouras por no mínimo seis meses no prazo de 16 meses. Se aprovada pela Câmara dos Deputados, a medida provisória será discutida pelo Plenário do Senado.
05/05/2015, 02h30 - ATUALIZADO EM 05/05/2015, 02h30
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00