CE repudia tratamento dado pela PM à manifestação de professores — Rádio Senado

CE repudia tratamento dado pela PM à manifestação de professores

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO APROVOU UMA MOÇÃO DE REPÚDIO AO TRATAMENTO DADO PELA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ À MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES. 

LOC: NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, UM PROTESTO DE EDUCADORES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TERMINOU COM MUITA VIOLÊNCIA E DEIXOU 200 FERIDOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A greve dos professores do Paraná, que começou no dia 27 de abril, foi motivada pelo projeto do governo estadual que muda a forma de custeio da Previdência Social dos servidores do estado. A paralisação teve seu ponto mais dramático no dia 29, quando a proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, para em seguida ser sancionada pelo governador Beto Richa. O clima de tensão entre os trabalhadores e a Polícia Militar em frente ao Legislativo estadual culminou em uma repressão violenta, que deixou 170 manifestantes e 20 policiais feridos. Na primeira reunião desde o ocorrido, a Comissão de Educação do Senado aprovou uma moção de repúdio à ação policial no Paraná. A vice-presidente do colegiado, Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, autora da moção, classificou o tratamento dado pela polícia aos grevistas como um “violento ataque” à dignidade de todos os professores do País e uma afronta ao Estado Democrático de Direito. 

(Fátima Bezerra) Foram repelidos com bombas de efeito moral, golpes de cassetete, balas de borracha, jatos d’água, spray de pimenta e até mesmo ataques de cachorros da Polícia Militar. Um episódio que, enfim, chocou todo o Brasil, exatamente pelo conteúdo que teve de ataque, de violência, de desrespeito às liberdades individuais, de ataque à luta democrática, à luta pacífica, que era a luta dos professores naquele exato momento. 

(Repórter) De acordo com a moção, os senadores da Comissão de Educação defendem o diálogo, mas vão se empenhar para garantir a apuração da responsabilidade pelos excessos cometidos pela Polícia Militar do Paraná, e que os culpados serão punidos. Esse documento será enviado para várias instituições, inclusive para o Ministro da Educação. 

LOC: A SENADORA FÁTIMA BEZERRA LEMBROU AINDA QUE A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VAI PROMOVER UMA AUDIÊNCIA SOBRE A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA OS PROFESSORES, NESTA QUARTA-FEIRA, PELA MANHÃ.
05/05/2015, 02h42 - ATUALIZADO EM 05/05/2015, 02h42
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00