Onze partidos já informaram os nomes de seus novos líderes — Rádio Senado

Onze partidos já informaram os nomes de seus novos líderes

LOC: AS BANCADAS DO SENADO CONTINUAM DEFININDO, DURANTE ESTA SEMANA, AS LIDERANÇAS. 

LOC: DOS 15 PARTIDOS COM REPRESENTAÇÃO NA CASA, 11 JÁ INDICARAM OS NOMES DOS NOVOS LÍDERES, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ: 

(Repórter) O líder é o interlocutor das bancadas e blocos parlamentares e, entre suas atribuições, está a busca do consenso sobre projetos em debate e a indicação dos nomes que integrarão as comissões temáticas. Além disso, o Colégio de Líderes é responsável, juntamente com a Mesa Diretora, pela definição da pauta de votações, como explica o consultor do Senado, Marcos Santi: 

(Marcos Santi) É dessa associação entre alguns representantes do conjunto dos parlamentares e aquela direção eleita no início da Casa, que se monta o que a gente chama da agenda legislativa. 

(Repórter) No Senado, o PMDB, que tem a maior bancada da Casa, com 19 parlamentares, decidiu manter Eunício Oliveira, do Ceará, na liderança do partido: 

(Eunício Oliveira) O líder da maioria, do PMDB, tem um papel fundamental em todas as questões estruturantes desse país, na questão da reforma política, na questão da reforma tributária, do novo Pacto Federativo, na questão do Código Penal. 

(Repórter) O PT, que tem a segunda maior bancada do Senado, com 13 senadores, ainda não definiu o líder. Já o PSDB, que vem em seguida, com 11 parlamentares, escolheu o senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba: 

(Cássio Cunha Lima) A pauta do PSDB no Senado será em torno da vida real do brasileiro que está pior: aumento de impostos, aumento de tarifas, sobretudo de energia elétrica, aumento de combustível, aumento de juros, corte de direitos trabalhistas. 

(Repórter) Também já foram definidos os seguintes líderes de partido: Ronaldo Caiado, de Goiás, pelo Democratas; Omar Aziz, do Amazonas, pelo PSD; Fernado Collor, de Alagoas, pelo PTB e pelo Bloco União e Força, que reúne PTB, PR e PSC; e Acir Gurgacz, de Rondônia, que permanece na liderança do PDT no Senado. Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas; José Medeiros, do PPS de Mato Grosso; Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro; Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe; e Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, são os únicos senadores de suas legendas e, por isso, também respondem pela liderança de seus partidos. 

LOC: AINDA NÃO HÁ DEFINIÇÃO SOBRE QUEM SERÁ O LÍDER DO GOVERNO NO SENADO. A INDICAÇÃO CABE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
02/02/2015, 06h44 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 06h44
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00