CRE promove debate sobre desenvolvimento sustentável — Rádio Senado

CRE promove debate sobre desenvolvimento sustentável

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL PROMOVE, EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS, O COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE FORAM ESTABELECIDOS PELA ONU APÓS A CONFERÊNCIA RIO MAIS 20. 

LOC: PALESTRANTES DO BRASIL, ESTADOS UNIDOS, IRLANDA E AUSTRÁLIA PARTICIPAM  DO DEBATE SOBRE BIODIVERSIDADE, ÁGUA E A SITUAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE EM DIFERENTES REGIÕES DO PLANETA. 

REPÓRTER:  O Grupo Aberto de Trabalho da ONU, criado como resultado da Rio+20, propôs 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com prioridades globais e integradas para preservação do meio ambiente. O senador Jorge Viana, vice-presidente do Senado, abriu o colóquio internacional e lembrou que o Brasil, que sediou a Rio+20, é protagonista e exemplo nesse esforço mundial. Candice Galvão Jobim, representando a Associação dos Juizes Federais do Brasil, destacou que o País precisa manter esse protagonismo, mediante a elaboração de um novo marco legislativo.

Candice Galvão Jobim:  Ações que cabem respectivamente ao congresso nacional e à magistratura brasileira. Por isso a união nesse momento dessas duas entidades diretamente relacionadas à implementação dessas ações, que possuem o desafio de criar uma rede de soluções que consiga equilibrar os interesses de três importantes esferas: a esfera econômica, ambiental e social. 

Repórter: O ministro em exercício do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, afirmou que o governo brasileiro tem pautado o desenvolvimento sustentável com ênfase na inclusão social. E disse ser um grande desafio para o Brasil desenvolver um modelo em escala industrial de exploração sustentável de madeira na Amazônia, por exemplo. 

Francisco Gaetani: Buscamos um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável. Essa posição, que o Itamaraty tem sido um dos maiores protagonistas internacionais na sua defesa, é importante que se debata no Brasil. Não queremos crescer a qualquer custo, com práticas predatórias, com o aprofundamento das desigualdades sociais. Queremos crescer com inclusão. 

Repórter: Para Denise Hamu, coordenadora do escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma, este é um momento fundamental na história da humanidade, que exige um conjunto de ações para garantir a sustentabilidade do planeta. 

Denise Hamu: Do ponto de vista das Nações Unidas estamos à disposição para agregar valor a essa discussão e também nos prepararmos para essa discussão que não se resume aos objetivos do desenvolvimento sustentável, mas também ao processo e ao novo arranjo para o financiamento do desenvolvimento sustentável. 

Repórter: Denise Hamu lembrou que a ONU divulgou um novo documento intitulado “O Caminho para a Dignidade”, que busca inspirar o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável. 
12/12/2014, 10h47 - ATUALIZADO EM 12/12/2014, 10h47
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00