STF nega novamente à CPMI acesso à delação de ex-diretor da Petrobras — Rádio Senado

STF nega novamente à CPMI acesso à delação de ex-diretor da Petrobras

LOC: O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NEGA MAIS UMA VEZ À CPI MISTA DA PETROBRAS O ACESSO À DELAÇÃO PREMIADA DE EX-DIRETOR DA ESTATAL. 

LOC: MAS INTEGRANTES DA COMISSÃO ALEGAM QUE AS INVESTIGAÇÕES PODEM AVANÇAR COM A QUEBRA DE SIGILOS OS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, recusou novamente o pedido da CPI Mista da Petrobras de ter uma cópia da delação premiada do ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa. Nesses depoimentos em poder da Justiça Federal do Paraná, ele detalhou o esquema de lavagem de dinheiro da Petrobras por meio de empresas do doleiro Alberto Youssef. O ministro reafirmou, no entanto, que a CPI terá acesso à documentação após a formalização do processo. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que a CPI deve analisar outros documentos enquanto aguarda o envio da delação premiada 

(Humberto Costa) Certamente quando estiver concluído o processo da delação premiada, vamos ter esse acesso. Certamente, vamos trabalhar diretamente em algumas medidas a serem tomadas em relação a parlamentares e a outros agentes públicos. 

(Repórter) Por saber que a Justiça Federal não tem uma data para concluir o processo e que a CPI deve se encerrar em novembro, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno, do Paraná, defendeu a aprovação da quebra dos sigilos de todas as empresas suspeitas que fecharam contrato com a Petrobras. 

(Rubens Bueno) Se quebrarmos os sigilos bancário, fiscal e telefônicos, temos caminho. Basta ter a boa vontade de que todos nós queremos passar o Brasil a limpo, a começar pelo governo, que não vai deixar passar isso. 

(Repórter) O deputado Izalci do PSDB do Distrito Federal negou que a CPI esteja dependente da delação para continuar com os trabalhos. 

(Izalci) Não é que está dependente. Vai ser mais rápido e ágil o resultado. Mesmo se não tivermos a delação, através da quebra de sigilo, chegaríamos. Talvez com um tempo maior, mas chegaríamos também a isso. 

(Repórter) Está marcado para o dia 22 o depoimento do atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza. Segundo denúncias, ele manteve contato com o antecessor Paulo Roberto Costa repassando informações sobre a diretora.
10/10/2014, 04h13 - ATUALIZADO EM 10/10/2014, 04h13
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00