Malala e ativista indiano ganham o Nobel da Paz — Rádio Senado

Malala e ativista indiano ganham o Nobel da Paz

LOC: O NOBEL DA PAZ DE 2014 SERÁ ENTREGUE PARA A PAQUISTANESA MALÁLA, A MAIS JOVEM GANHADORA DO PRÊMIO, E O INDIANO SATYARTHI ATIVISTA PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. 

LOC: MALALA TORNOU-SE CONHECIDA INTERNACIONALMENTE DEPOIS QUE FOI BALEADA POR INTEGRANTES DO TALEBAN EM 2012, POR DEFENDER OS DIREITOS DAS MENINAS À EDUCAÇÃO. ELA DISCURSOU NA ONU NO ANO PASSADO E FOI ELOGIADA NO SENADO PELA SENADORA ANA AMÉLIA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O Comitê Norueguês do Nobel informou nesta sexta-feira em Oslo, que Malala, de 17 anos e Satyarthi, de 60 anos, foram escolhidos pela defesa do direito de todas as crianças à educação e contra a opressão. Malala é a mais jovem ganhadora do prêmio em 112 anos de história do Nobel. Em outubro de 2012, aos 15 anos, ela foi baleada na cabeça por membros radicais do Taleban paquistanês por defender que as meninas tivessem também o direito a ir à escola no país. A proibição havia sido decretada pelo Taleban em 2009, quando foram fechadas mais de 150 instituições de ensino femininas. Depois do ataque, Malala ficou em coma, mas se recuperou e passou a viver na Inglaterra. Um fundo foi criado em seu nome com o objetivo de defender o direito universal à educação. Em discurso nas Nações Unidas em julho do ano passado, Malala fez um apelo à educação para todos e à tolerância. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou a riqueza dos ideais da jovem. 

(ANA AMÉLIA) o que mais move essa menina é a vontade de ver cada criança, inclusive os filhos dos extremistas, freqüentando a escola...o discurso de Malala não é discurso do ódio, mas da compaixão, da solidariedade, da harmonia – a mesma aprendida com aqueles que ensinaram a ela os princípios e ideais de Maomé, Cristo, Buda, Martin Luther King, Nelson Mandela ou Muhammad Ali. Não há como discordar de Malala, pois a caneta é de fato, arma mais poderosa do que a espada. 

(REPÓRTER) Em setembro do ano passado, Malala recebeu o Prêmio Internacional pela Paz Infantil. O indiano Satyarthi tem liderado protestos e manifestações pacifistas na Índia, focando na exploração de crianças para ganho financeiro. O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios deixados pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os outros prêmios são de Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura.
10/10/2014, 12h40 - ATUALIZADO EM 10/10/2014, 12h40
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00