CDH debate denúncias de maus tratos e falta de remédios na "Casa do Índio" — Rádio Senado

CDH debate denúncias de maus tratos e falta de remédios na "Casa do Índio"

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATEU AS DENÚNCIAS DE MAUS TRATOS A PACIENTES E A FALTA DE MEDICAMENTOS E EQUIPAMENTOS NA CASA DE SAÚDE DO ÍNDIO NO AMAPÁ.  

LOC: OS GASTOS DOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS DA UNIDADE DE SAÚDE PODERÃO SER ANALISADOS POR AUDITORES DO SUS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: Denúncias de violação dos direitos humanos e a precariedade dos equipamentos hospitalares na Casa de Saúde do Índio, a Casai, no Amapá, foram debatidas em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Pertencente à etnia Waiãpi, a tenente do Exército Silvia Nobre relatou casos de maus tratos com os indígenas que buscam atendimento na unidade de saúde, além de problemas como instrumentos cirúrgicos contaminados, macas enferrujadas, tortura e dificuldade de acesso. Silvia reclamou do despreparo de profissionais no atendimento aos indígenas e citou o caso de uma criança indígena que morreu, segundo ela, à espera de atendimento. 

(Silvia) Meronica ficou internada nove meses esperando transferência para um hospital para operar. E essa cirurgia poderia ser feita no Amapá se o Casai fizesse documento e pedisse a cirurgia dessa criança. Já haviam morrido duas crianças Waiãpi cardiopatas, essa era a terceira. 

(Repórter) A diretora da Casai, Ana Maria Quaresma de Souza, rebateu as acusações. Ela afirma que a unidade de saúde foi reformada recentemente e novos equipamentos serão comprados. E pede providencias em relação a problemas de alcoolismo entre os indígenas. 

(Ana Maria) A gente está tendo uma demora muito grande devido a especialidade, porque é atendido pela secretaria de saúde, no estado. A gente depende da rede SUS, depende de parcerias. E realmente a área Waiápi precisa de ajuda urgentemente, mas na parte de bebida alcoólica, que está sendo cruel. 

(Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, que solicitou a audiência, destacou que a Casai recebeu, no ano passado, mais de oito milhões de reais do Ministério da Saúde. Ele garantiu que a CDH vai averiguar o porquê da precariedade no atendimento e buscar soluções para o caso. 

(Capiberibe) Fundamental desse trabalho é juntar a união dos estados, os municípios e as comunidades indígenas e considerar todas as denuncias aqui ofertadas e tomá-las como serias. Ninguém faz esse tipo de denúncia a não ser que tenham de fato vivido, experimentado, então, essas denúncias tem que ser consideradas, nós vamos considerá-las e vamos tratar de buscar soluções. 

(Repórter) A comissão ainda solicitou ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS levantamento dos gastos dos últimos três anos da Casai. A CDH deve fazer diligência aos locais de atendimento aos indígenas.
08/08/2014, 03h27 - ATUALIZADO EM 08/08/2014, 03h27
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00