Senadores divergem sobre legado que a Copa deve deixar para o Brasil — Rádio Senado

Senadores divergem sobre legado que a Copa deve deixar para o Brasil

LOC: SENADORES DO GOVERNO E DA OPOSIÇÃO FAZEM BALANÇOS DISTINTOS SOBRE O LEGADO QUE A SEGUNDA COPA DO MUNDO NO BRASIL DEVE DEIXAR. 

LOC: LÍDER DO PT NO SENADO, HUMBERTO COSTA AFIRMA QUE EVENTO É UMA GRANDE VITÓRIA PARA O PAÍS. JÁ CYRO MIRANDA, DO PSDB, QUE PRESIDE A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE, ACREDITA QUE GASTOS NÃO VALERAM A PENA. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Desde o dia 12 de junho o Brasil está mergulhado em mais uma “febre do futebol”, graças a uma série de partidas realizadas dentro da 20ª. Copa do Mundo, na qual não faltam emoção e desfile de grandes craques. Mas o balanço da segunda Copa no Brasil também é muito positivo fora das quatro linhas na opinião do líder do PT no Senado, Humberto Costa, de Pernambuco. Para ele, o país já conquistou uma grande vitória em termos de organização e projeção de uma imagem bastante positiva no exterior. 

(Humberto Costa) Nós conseguimos desmentir todos aqueles que não só faziam a previsão de que a Copa não daria certo em termos de organização, como também desejavam que isto acontecesse por razões de ordem política. Ao longo deste período criou-se um mau humor na população estimulado aí pela grande mídia, e no momento em que isto é negado as pessoas começam a duvidar de tudo que foi falado. Então eu acho que foi uma grande vitória para o Brasil. 

(Repórter) Já o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Cyro Miranda do PSDB de Goiás, faz uma análise diametralmente oposta sobre a organização da Copa, afirmando que ela não deixará um legado à altura dos investimentos que foram feitos. 

(Cyro Miranda) A realidade das enchentes e da pobreza que ainda predomina no Brasil, é justo fazer uma coisa elitista? É justo fazer estádios que não vão servir pra mais nada? Nós não vamos ter legado e esta Copa foi uma extorsão do erário público. Uma extorsão pelas empresas que superfaturaram, então não valeu a pena, o futuro vai nos dizer isto. Então em troco de uma alegria de um mês, nós vamos continuar ainda muitos anos sofrendo com a Saúde, com a Educação principalmente e com a Segurança Pública. 

(Repórter) Segundo números do próprio Governo, os investimentos na organização do Mundial alcançaram 25 bilhões e 800 milhões de reais, somados os gastos na infra-estrutura das cidades e a reforma e construção de estádios.
07/07/2014, 06h17 - ATUALIZADO EM 07/07/2014, 06h17
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00