CDH debate política externa brasileira voltada para este setor de Direitos Humanos — Rádio Senado

CDH debate política externa brasileira voltada para este setor de Direitos Humanos

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA VOLTADA PARA ESTE SETOR. CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TEC: A pedido do senador Eduardo Suplicy do PT de São Paulo, a Comissão de Direitos Humanos discutiu as políticas desenvolvidas pelo Governo brasileiro na área externa, que tenham algum impacto para este setor. Durante a audiência Suplicy elogiou a presidente Dilma pela manifestação, feita durante entrevista, de que pretende restabelecer a melhor parceria diplomática possível com os Estados Unidos. As relações entre os dois países ficaram estremecidas após divergências provocadas pelas revelações do ex-espião Edward Snowden de a presidente brasileira fora espionada pelo governo norte-americano. Suplicy espera que nestes diálogos seja tratada a anistia para Snowden, lembrando ainda que o ex-espião manifestou interesse em se asilar no nosso país. 

(EDUARDO SUPLICY): A presidenta Dilma quer restabelecer um melhor relacionamento com o governo dos Estados Unidos, com o presidente Barack Obama, depois de não ter comparecido lá a Washington no ano passado por causa deste episódio. Seria bom que o próprio Governo norte-americano, e até por empenho nosso, pudéssemos transmitir ao presidente Barack Obama, "olha, na verdade este senhor embora tendo desobedecido alguns regulamentos da Legislação norte-americana, mas na verdade o fez por um motivo maior, de prestar um serviço à humanidade". 

(REP): O secretário de Direitos Humanos do Itamaraty, Alexandre Ghislene, confirmou na reunião que ainda não existe nenhum pedido formal de Snowden de asilo no Brasil, a despeito de suas declarações em contrário. Durante a audiência o Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, defendeu que todos os procedimentos imigratórios sejam unificados em uma única estrutura, visando evitar situações como as vividas por milhares de imigrantes do Haiti e de países africanos no Acre, quando muitas vezes demoram a regularizar suas situações. 

(AURELIO RIOS): A criação da Autoridade Nacional Migratória. Nós temos que criá-la. Hoje uma das grandes reclamações dos imigrantes, dos refugiados é o excesso de burocracia. São muitas gavetas, são muitas portas que se tem que entrar. Seja em relação ao Itamaraty, seja principalmente no Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho. 

(REP): A Comissão também recebeu uma proposta do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos que estabelece critérios, por parte do Governo, nas indicações para cargos em organismos internacionais do setor.
06/06/2014, 12h57 - ATUALIZADO EM 06/06/2014, 12h57
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00