Valor mínimo do repasse do Bolsa Família é reajustado em 10% — Rádio Senado

Valor mínimo do repasse do Bolsa Família é reajustado em 10%

LOC: O VALOR MÍNIMO QUE RECEBERÁ CADA FAMÍLIA CADASTRADA NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PASSARÁ DE 70 PARA 77 REAIS. 

LOC: DECRETO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEFF, PUBLICADO NA QUARTA-FEIRA REAJUSTA EM 10% OS VALORES DO BENEFÍCIO. O ANÚNCIO FOI FEITO PELA PRESIDENTE EM SEU PRONUNCIAMENTO PELO DIA DO TRABALHO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) O novo valor começa a vigorar a partir de primeiro de junho. Com o reajuste, o benefício básico passou de 70 para 77 reais mensais. O líder do Governo, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, destacou a importância do programa, que beneficia 36 milhões brasileiros. E considerou acertada a decisão da presidente Dilma de dar o reajuste. 

(Humberto Costa) “O Bolsa Família tem sido um fator importante de inclusão social de setores que vivam na mais absoluta e completa miséria. Eu acho absolutamente justo, até para que nós possamos atuar sobre a economia, distribuindo renda, que vai gerar consumo, eu concordo com a decisão tomada por ela”. 

(Repórter) O líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, lamentou que a presidente da República não tenha concedido o aumento pelo índice da inflação no período. 

(José Agripino) “O Bolsa Família é uma coisa boa. Apenas, ela deveria ter feito o reajuste nos valores da inflação e não em valores inferiores à inflação”. 

(Repórter) O programa foi criado em 2003, com o valor mínimo de 50 reais, e o último aumento foi feito em 2011. Ao falar sobre o reajuste do benefício, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que, agora, a correção será feita anualmente. A ministra explicou que o aumento já estava previsto no orçamento da União e vai causar um impacto de um bilhão e 700 milhões de reais este ano e dois bilhões e 700 milhões de reais em 2015. A correção vale também para os benefícios pagos a famílias que tenham crianças ou adolescentes até 15 anos, gestantes ou bebês de até seis meses. Nesses casos, o valor subiu de 32 reais para 35 reais, até o limite de cinco por família. Para as famílias que tenham adolescentes entre 16 e 17 anos, o valor passou para 42 reais, até o limite de dois por família.
05/05/2014, 08h53 - ATUALIZADO EM 05/05/2014, 08h53
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00