Psicólogos querem apoiar Senado em questões ligadas aos direitos humanos — Rádio Senado

Psicólogos querem apoiar Senado em questões ligadas aos direitos humanos

LOC: OS PSICÓLOGOS BRASILEIROS QUEREM CONTRIBUIR COM O SENADO NAS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS.

LOC: A COMISSÃO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA CATEGORIA PARTICIPOU DE UMA AUDIENCIA PÚBLICA NA CDH NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia ofereceu apoio à CDH para discutir e analisar temas ligados a questões de direitos humanos. A posse dos psicólogos que integram a comissão aconteceu durante a audiência pública que discutiu a revisão da Lei de Anistia. O grupo é liderado pela psicóloga Vera Paiva, filha do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar. Para Vera, a violência do Estado faz com o que o drama dos desaparecidos continue se repetindo.
 
(Vera Paiva) Vou sintetizar uma experiência comum às famílias de desaparecido de ontem e de hoje, com quem eu tenho conversado, de que se eu declaro o luto eu contribuo pra matar a pessoa que já mataram ou não, porque no fundo a gente manter a esperança de que ele reapareça, tá certo, É parte da experiência de não ter enterrado aquele ente querido que foi assinado brutalmente pela ditadura ou pelas forças policiais que agem ainda hoje nos mesmos moldes.
 
(Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, presidente da subcomissão da verdade, elogiou a disposição do Conselho Federal de Psicologia.

(João Capiberibe) Gostaria muito desta cooperação pra que a gente possa desvendar e abrir as cortinas do passado pra mostrar pras novas gerações o que significou a ditadura neste país e as violações de direitos humanos. 

(Repórter) Entre os temas que a comissão de direitos humanos do conselho federal de psicologia pretende colaborar com o Senado estão os abusos das forças policiais contra o cidadão, a violência contra a mulher, homofobia e racismo.
04/04/2014, 02h19 - ATUALIZADO EM 04/04/2014, 02h19
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00