Três ministros comparecem ao Senado para tratar da suspeita de espionagem — Rádio Senado

Três ministros comparecem ao Senado para tratar da suspeita de espionagem

LOC: AS SUSPEITAS DE QUE OS ESTADOS UNIDOS ESPIONARAM O BRASIL TROUXERAM TRÊS MINISTROS AO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA.  

LOC: ANTÔNIO PATRIOTA, DAS RELAÇÕES EXTERIORES; CELSO AMORIM, DA DEFESA; E O GENERAL ELITO SIQUEIRA, DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL, PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse que o governo já chamou o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para dar explicações. E anunciou outras providências que foram tomadas, como a criação de um grupo técnico interministerial: 

(Antônio Patriota) Formado pelos ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Defesa, Comunicações, Ciência e Tecnologia, Gabinete de Segurança Institucional e Assessoria Especial da Presidência da República com o objetivo de analisar o caso e propor medidas cabíveis; a partir da análise, serão solicitados esclarecimentos adicionais ao governo dos Estados Unidos; também foi determinada a abertura de inquérito pela polícia federal e apuração dos fatos pela Anatel; o governo brasileiro não autorizou, nem tinha conhecimento das atividades denunciadas. 

(Repórter) O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a proteção aos dados transmitidos via internet ou por ligações telefônicas é uma prioridade. Mas ele admite que esse setor é vulnerável: 

(Celso Amorim) nós estamos diagnosticando corretamente que há uma vulnerabilidade em termos de defesa cibernética, mas eu diria que isso não é uma peculiaridade do Brasil. O problema principal aí que nós temos é realmente de desenvolvermos ferramentas nacionais, com brasileiros, para nos defendermos. 

(Repórter) Já o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, afirmou que estão sendo tomadas medidas para melhorar a segurança: 

(José Elito Siqueira) Nós podemos dizer, sim, que temos um nível de proteção adequado dentro das nossas atividades internas da administração pública federal, que estamos sempre buscando uma melhor tecnologia. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, cobrou respeito à soberania do Brasil: 

(Ricardo Ferraço) devemos, em primeiro lugar, satisfação a nossa sociedade. E devemos ao mundo uma demonstração de que somos um país sério, que não tolera o desrespeito a nossa soberania, ou a inviolabilidade dos direitos de nossos cidadãos e de nossas empresas. 

(Repórter) E a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, considera as denúncias de espionagem tão graves que formalizou no Senado o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito: 

(Vanessa Grazziotin) Então eu acredito que essa comissão é um instrumento importante. Nós não estamos diante de um problema do governo brasileiro, nós estamos diante de um problema do estado brasileiro. 

(Repórter) Os três ministros disseram aos senadores que o Brasil analisa o melhor caminho para recorrer aos organismos internacionais contra a suposta espionagem feita pelos Estados Unidos. 

LOC: ... E NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA, A COMISSÃO MISTA DE CONTROLE DAS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA APROVOU OS CONVITES PARA OUVIR O EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL, THOMAS SHANNON; OS JORNALISTAS BOB FERNANDES, DO PORTAL TERRA, E GLENN GREENWALD, DO “THE GUARDIAN”; E O MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ EDUARDO CARDOZO.  

LOC: OS INTEGRANTES DA COMISSÃO TAMBÉM APROVARAM REQUERIMENTO QUE SOLICITA INFORMAÇÕES AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SOBRE OS ACORDOS FIRMADOS ENTRE A POLÍCIA FEDERAL E OS
10/07/2013, 06h47 - ATUALIZADO EM 10/07/2013, 06h47
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00