Nordeste é excelente mercado consumidor, apontam especialistas — Rádio Senado

Nordeste é excelente mercado consumidor, apontam especialistas

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTADOS DO NORDESTE.  

LOC: REPRESENTANTES DO SETOR PRODUTIVO ESTUDAM PROPOSTAS PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES E ELEVAR a O PIB CAPITA DA REGIÃO. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI:  

TÉC: A redução das desigualdades regionais é o grande objetivo do Movimento Integra Brasil, formado por representantes do setor produtivo do Nordeste. O grupo participou nesta quarta-feira de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e demonstrou preocupação com a atual diferença entre o PIB per capita da região e a riqueza gerada pelo resto do país. De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Carlos Prado, os estados nordestinos representam um excelente mercado consumidor e precisam receber algo em troca. 

(PRADO) Não se sustenta uma unidade federativa com tanta desigualdade E ós temos que lutar para que igualdade seja conseguida, se não a igualdade ideal, mas deixe de ser 50% do PIB médio per capita nacional e passe, pelo menos, a 70%, que não é uma aspiração tão grande. O que precisamos é abandonar o pires na mãe e passar a uma situação de troca. 

(Repórter) O professor da Universidade Federal da Bahia, Armando Avena, lembrou que os programas de transferência de renda e o aumento do salário mínimo melhoraram a situação da região, mas não foram suficientes para garantir o desenvolvimento. 

(ARMANDO) 51% do Bolsa Família estão no Nordeste. É uma boa transferência de renda, mas sozinha não resolve. Sozinha sem novos programas de impacto, ela não resolve. 

(Repórter) O Movimento Integra Brasil vem promovendo encontros que vão servir da base para a elaboração de propostas que buscam garantir o desenvolvimento do Nordeste. Entre os pontos já levantados estão a necessidade de uma política nacional de combate à seca, o fortalecimento das cidades médias e o maior repasse de verbas para a região. O resultado desse trabalho vai ser apresentado entre os dias 27 a 29 de agosto, em um seminário em Fortaleza, e depois encaminhado ao Congresso Nacional, para que parlamentares possam transformar as idéias em ações concretas. O projeto tem o apoio do senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará. 

(ARRUDA) Nós temos que aproveitar para resolver o problema do nordeste e do Brasil. E isso só será feito se nós tivermos não apenas a força política, mas tivermos a força política e convencermos também a presidência da República de que ao investir no nordeste, ela está transformando também o Brasil. 

(Repórter) Ao final do debate, os senadores aprovaram um pedido para que representantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo participem dos eventos promovidos pelo Movimento Integra Brasil.
10/07/2013, 01h38 - ATUALIZADO EM 10/07/2013, 01h38
Duração de áudio: 02:57
Ao vivo
00:0000:00