Bancada do Nordeste cobra ações mais duradouras para amenizar efeitos da seca — Rádio Senado

Bancada do Nordeste cobra ações mais duradouras para amenizar efeitos da seca

LOC: SENADORES DA BANCADA NORDESTINA COBRARAM DO GOVERNO FEDERAL AÇÕES MAIS DURADOURAS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DA SECA NA REGIÃO. 

LOC: MAIS DE MIL E CEM MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE ESTÃO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA EM RAZÃO DA ESTIAGEM. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O problema da seca no nordeste foi abordado por vários senadores nesta primeira semana de trabalho legislativo em 2013. Na avaliação de Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, o governo federal tem se empenhado para promover medidas emergenciais na região, mas segundo ele isso não é o suficiente. 

(Vital do Rêgo) Que não sejam apenas ações emergenciais, que estão sendo feitas, a Bolsa Estiagem, Bolsa Família, o carro pipa, mas que sejam ações efetivas, estruturantes, que possam dar a esses atingidos pela seca, que efetivamente é algo que nós de forma secular sabemos que existe. 

(Repórter) Também o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, concordou que é preciso avançar em ações de longo prazo para a região. 

(Armando Monteiro) Sair do discurso da comiseração, do discurso que registra esse cortejo de sofrimento que se repete, para uma ação mais firme, mais rigorosa do ponto de vista político, que eu acho que temos que assumir para cobrar essas ações estruturantes que possa prover minimamente de um mínimo de segurança hídrica essas regiões. 

(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, pediu que o governo federal garanta os recursos para que o Banco do Nordeste faça os investimentos necessários no semiárido. 

(Inácio Arruda) Busquei aqui oferecer a minha contribuição e aprovamos no ano passado uma capitalização de R$ 4 bilhões para o Banco do Nordeste. É hora agora do governo, do Ministério da Fazenda, da presidente Dilma, examinar esta capitalização, permitindo que o banco, que já foi autorizado, seja também capaz de usar esses recursos. 

(Repórter) De acordo com o Ministério da Integração Nacional, até 2014 devem ser investidos mais de 14 bilhões de reais em ações de infraestrutura hídrica na região do semiárido. O valor será usado em iniciativas como a integração do Rio São Francisco, obras de irrigação e abastecimento de água para as comunidades que sofrem com a falta de chuvas.
07/02/2013, 06h25 - ATUALIZADO EM 07/02/2013, 06h25
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00