Paim diz que trabalhadores pagarão conta do pacote de incentivos à indústria — Rádio Senado

Paim diz que trabalhadores pagarão conta do pacote de incentivos à indústria

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL AFIRMOU QUE MAIS UMA VEZ OS TRABALHADORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS VÃO PAGAR A CONTA PELAS MEDIDAS DO GOVERNO DE INCENTIVO À INDÚSTRIA. 

LOC: O PACOTE ANUNCIADO NESTA TERÇA FEIRA PELO GOVERNO PREVÊ, ENTRE OUTRAS COISAS, A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO PELAS EMPRESAS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC.: Uma das medidas anunciadas pelo governo, zera a alíquota de contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de onze setores. Hoje as empresas pagam vinte por cento de INSS. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que as ações do governo são legítimas, mas que é preocupante a Previdência perder, de uma hora para outra, uma receita de sete bilhões e duzentos milhões de reais. O senador gaúcho disse que não consegue entender como um setor que segundo o governo, estava falido, pode abrir mão desses recursos. 

(Paulo Paim) - Toda vez que tentei reajuste para aposentado diziam:"olha Paim, não dá porque a pasta esta falida" Eles diziam que isso quebraria a Previdência agora de pronto, se abre mão de 7,2 bi por meio da desoneração da folha. Essa é uma conta que não tem lógica pois ninguém abre mão de receitas de uma fonte que não tem lastro. 

(REPÓRTER) Segundo o senador, mais uma vez os trabalhadores, aposentados e pensionistas pagarão essa conta. 

(Paim) - da forma que está sendo feito, como uma via de mão única, sem nenhuma contrapartida como, por exemplo, o fim do fator previdenciário e uma política de reajuste com uma complementação real, nós estaremos numa situação muito difícil. É muito injusto com aqueles que deram e continuam dando o suor do seu trabalho para esse País. 

(REPÓRTER) – Está no pacote de medidas anunciadas pelo governo para estimular a indústria nacional, a formação de uma comissão para acompanhar e avaliar as conseqüências da desoneração da folha de pagamento, com o objetivo de evitar perdas para a Previdência Social.
04/04/2012, 01h38 - ATUALIZADO EM 04/04/2012, 01h38
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00