CI aprova projeto que obriga cinemas e aviões a terem lugares para obesos — Rádio Senado

CI aprova projeto que obriga cinemas e aviões a terem lugares para obesos

LOC: ESTÁDIOS, GINÁSIOS, TEATROS, CASAS DE ESPETÁCULOS E VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO PODEM SER OBRIGADOS A TER CADEIRAS ESPECIAIS PARA PESSOAS OBESAS. 

LOC: O PROJETO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI. 

TÉC: De acordo com o projeto, os assentos para pessoas obesas devem representar pelo menos cinco por cento do total de cadeiras disponíveis. Os lugares especiais devem ser assegurados em locais de espetáculos, entretenimento, esportes, conferências, aulas e também nos ônibus urbanos e interestaduais, trens, metrôs e aviões. Para o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, a proposta tem um amplo alcance social: 

(WALTER PINHEIRO): Na faixa entre 10 e 19 anos de idade cerca de 20 por cento da população já apresenta sobrepeso. Do ponto de vista da mobilidade ou da movimentação, utilizando o sistema de transporte ou qualquer outra de outras formas, é uma faixa considerável. Então, portanto, isso atinge uma população imensa. 

(REPÓRTER) Caso não haja procura pelos assentos especiais, as empresas poderão fazer a venda para outros interessados, respeitando os prazos estabelecidos pelo projeto. As companhias aéreas, por exemplo, poderão lugares reservados para passageiros obesos se estiverem vagos nas 12 horas anteriores ao início da viagem. No caso das empresas de ônibus interestaduais, o tempo cai para seis horas. O projeto segue para a análise da Comissão de Educação do Senado.
04/04/2012, 12h59 - ATUALIZADO EM 04/04/2012, 12h59
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00