Comissão destinará R$ 5,45 bi para investimentos dos relatórios setoriais — Rádio Senado

Comissão destinará R$ 5,45 bi para investimentos dos relatórios setoriais

LOC: A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO VAI DESTINAR QUASE CINCO BILHÕES E MEIO DE REAIS PARA INVESTIMENTOS PREVISTOS NOS RELATÓRIOS SETORIAIS DO PROJETO ORÇAMENTÁRIO DE 2012. 

LOC: O VALOR CORRESPONDE AO TRIPLO DO QUE FOI RESERVADO PARA ESSES RELATÓRIOS NO ORÇAMENTO DESTE ANO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

Nesta segunda-feira, em reunião com os coordenadores das bancadas estaduais, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso definiu quanto cada relator setorial da peça orçamentária terá para atender às emendas parlamentares recebidas em suas respectivas áreas. Serão, no total, 5 bilhões e 450 milhões de reais para essa finalidade, cerca de três vezes mais do que o montante previsto para os relatórios setoriais referentes ao exercício deste ano. A divisão dos recursos é proporcional ao valor das emendas recebidas em cada setor. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, relator do plano plurianual 2012-2015, falou sobre a importância de ampliar os recursos para os relatórios setoriais.
 
(SENADOR WALTER PINHEIRO) Na realidade tem duas coisas embutidas aí: uma é a necessidade que a gente encontrou em aumentando os recursos para as bancadas, você permitir uma maior sintonia entre o projeto do governo central e os projetos que estão em curso em cada estado. E a outra questão é que nós também tivemos um aumento considerável da arrecadação, então consequentemente nós buscamos com esse aumento distribuir um pouco mais para os estados, por isso que nós triplicamos na realidade os valores dispensados.
 
(REPÓRTER) Para o relator geral do orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, o aumento dos recursos para os relatórios setoriais vai contribuir para a manutenção do nível de investimentos no Brasil.

(DEPUTADO ARLINDO CHINAGLIA) As bancadas por estado, bem como as comissões, já sabem que os relatores setoriais têm mais condições de atender do que tiveram no ano passado e no ano retrasado. Se o relator setorial não tem margem nenhuma, ele tende a cortar investimentos, então esse foi, digamos, o motivo central, maior segurança, de manter investimentos, para manter o nível de empregos que é fundamental para nosso país.

(REPÓRTER) A expectativa é que todos os relatórios setoriais do projeto da lei orçamentária de 2012 tenham sua votação concluída até o dia 8 de dezembro.
28/11/2011, 06h44 - ATUALIZADO EM 28/11/2011, 06h44
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00