Comissão homenageia vida e obra do sociólogo Florestan Fernandes — Rádio Senado

Comissão homenageia vida e obra do sociólogo Florestan Fernandes

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA-FEIRA A VIDA E A OBRA DO POLÍTICO E SOCIÓLOGO FLORESTAN FERNANDES.

LOC: OS CONVIDADOS DISCUTIRAM EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A VISÃO DE FLORESTAN FERNANDES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS DIREITOS HUMANOS. OS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.
 
Florestan Fernandes é considerado um dos principais intelectuais nacionais e fundador da chamada sociologia crítica no Brasil. Foi professor universitário de sociólogos renomados, como Octavio Ianni e Fernando Henrique Cardoso, e publicou uma extensa e diversificada obra, com mais de 50 livros e teses. Entre eles, a Integração do Negro na Sociedade de Classes, a revolução burguesa no Brasil e a Organização Social dos Tupinambás. Militante de esquerda, criticou o golpe militar de 1964, foi preso e afastado da Universidade de São Paulo. Exilado no Canadá e nos Estados Unidos, lecionou nas Universidades de Columbia e Yale e ganhou projeção internacional. Para homenagear a trajetória política e acadêmica de Florestan Fernandes, os senadores da Comissão de Direitos Humanos discutiram com convidados a visão do sociólogo sobre os direitos humanos e os movimentos sociais. Os especialistas e representantes de entidades ligadas ao movimento negro e de pessoas com deficiência explicaram que Florestan Fernandes foi um pesquisador inovador. O professor de Sociologia na Universidade de Brasília Eurico dos Santos disse que Florestan estabeleceu um novo ponto de vista para compreender e explicar a realidade brasileira. (Eurico) A obra de Florestan Fernandes é uma obra que se dedica a compreender o modo como a sociedade capitalista moderna foi estruturada no Brasil. De saída, o Florestan Fernandes nos convida a olhar para o Brasil de verdade, como o Brasil é. (Cardim) O presidente da comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que Florestan Fernandes ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, e que os dois foram colegas durante a Assembléia Constituinte, onde Florestan teve uma atuação marcante. (Paim) Eu tive a honra e o prazer de conviver com Florestan Fernandes e aprender muito, muito, mais ouvindo ele do que lendo. Florestan foi um ícone na nossa educação. E também, eu diria aí, um ícone na luta pelos direitos iguais, e combatendo todos os preconceitos. Todos contra o negro, o índio, contra a orientação sexual, contra a liberdade religiosa, a pobreza, ele tinha marca muito forte nessa área. (Cardim) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, disse que Florestan Fernandes dedicou a sua vida para combater qualquer tipo de opressão. (Cristovam) Ele era um sociólogo, mas na verdade ele era um ¿opressiólogo¿, ele era um estudioso da opressão, um libertário da opressão. (Cardim) Florestan Fernandes exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 1987 e 1995 e morreu em agosto de 1995, aos 75 anos.
08/08/2011, 02h00 - ATUALIZADO EM 08/08/2011, 02h00
Duração de áudio: 02:49
Ao vivo
00:0000:00