Comissão deve ouvir o ministro Wagner Rossi nesta quarta — Rádio Senado

Comissão deve ouvir o ministro Wagner Rossi nesta quarta

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO DEVE RECEBER NESTA QUARTA-FEIRA, COMO CONVIDADO, O MINISTRO DA AGRICULTURA, WAGNER ROSSI.
 
LOC: O SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO ÓRGÃO, MILTON ORTOLAN, DEIXOU O CARGO NO FIM DE SEMANA APÓS NOVAS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES.

LOC: O LÍDER DO PSDB, ALVARO DIAS, INFORMOU QUE O PARTIDO DEVE IR À PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA PARA UMA NOVA REPRESENTAÇÃO E PEDIR INVESTIGAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA.

Milton Ortolan pediu demissão após reportagem da revista Veja. Segundo a revista, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura teria ligações com um lobista, que atuaria dentro do órgão para defender o interesse de empresas. Ortolan negou as acusações. Em nota divulgada no sábado, o ministro Wagner Rossi disse não conhecer o lobista e eventuais irregularidades no ministério. E pediu à Controladoria-Geral da União, CGU, a abertura de investigação. Na semana passada, Wagner Rossi deu explicações à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados sobre denúncias de desvios na Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. No Senado, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou um novo convite para Wagner Rossi prestar esclarecimentos. O líder do PSDB, senador Álvaro dias, autor do requerimento, diz que agora há ainda mais motivos para a vinda do ministro. (ÁLVARO DIAS 25¿) As últimas denúncias trazem fatos novos. Essa crise no ministério da agricultura provoca enorme constrangimento no palácio do planalto, afinal o padrinho do ministro é nada mais nada menos que o vice-presidente da república, Michel temer. Temos o dever de ouvir o ministro aqui e protocolar nova representação na procuradoria geral da república. (REP) Álvaro Dias descarta, no entanto, um novo pedido de CPI. (ÁLVARO 18¿) Temos apenas 16 assinaturas de oposição e necessitamos de 27... Não vamos iniciar nova coleta de assinatura até para não banalizar essa tentativa, vamos envidar todos os esforços para obter assinaturas para a CPI dos Transportes. (REP) Na semana passada, Alvaro Dias conseguiu 27 assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre denúncias de corrupção no ministério dos Transportes e no DNIT. Mas com a retirada de duas assinaturas, a CPI não pôde ser criada. Para o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, a CPI só traria a partidarização de um processo que precisa ser o mais isento possível. (HUMBERTO COSTA -26¿) Nós já tínhamos as medidas administrativas tomadas pelo governo num caminho que a sociedade toda reconhece como caminho correto. Do ponto de vista dos órgãos de controle do governo, a CGU e a Polícia Federal já envolvidos nesse processo, e o do ponto de vista do poder legislativo, o TCU que é um órgão vinculado ao parlamento também trabalhando, e o ministério público. (REP) A presidente Dilma Rousseff divulgou, no domingo, nota oficial em que reiterou apoio ao ministro Wagner Rossi. Da rádio Senado, Nara Ferreira.
08/08/2011, 02h02 - ATUALIZADO EM 08/08/2011, 02h02
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00