Comissão aprova indicações para o CNJ e Conselho Nacional do MP — Rádio Senado

Comissão aprova indicações para o CNJ e Conselho Nacional do MP

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA DO SENADO FEDERAL APROVOU NO INÍCIO DA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA AS RECONDUÇÕES DE JORGE HÉLIO CHAVES DE OLIVEIRA PARA O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E DE MARIA ESTER HENRIQUES TAVARES PARA O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

LOC: FALTA AGORA A CONFIRMAÇÃO DOS INDICADOS PELO PLENÁRIO DA CASA. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE ACOMPANHOU A REUNIÃO E TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.
 
A Ordem dos Advogados do Brasil decidiu indicar, para um novo mandato de dois anos como integrante do Conselho Nacional de Justiça, o advogado cearense Jorge Hélio Chaves de Oliveira. Para o relator da indicação, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, a chancela da O-A-B se explica pela atuação do indicado. (IArruda) Há uma análise já da Ordem dos Advogados do Brasil, de que o dr. Jorge Hélio se conduziu com presteza, com uma conduta inarredável e com compromisso sério ali já assumido perante o Conselho. (Rogério) Além de advogado militante, Jorge Hélio Chaves de Oliveira é professor de direito da Universidade Federal do Ceará. Ele avaliou o papel de organismos como o CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público. (JHelio) Eu não tenho a menor dúvida de que esses órgãos de controle existem para aprofundar a República. Porque República não é outra coisa se não o fortalecimento dos órgãos de controle dos poderes públicos, em especial dos poderes estatais. Que em única, não última, mas única instância, devem servir à sociedade. (Rogério) O relator da indicação da procuradora militar Maria Ester Henriques Tavares foi o senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, que deu parecer favorável à recondução, endossada pelos integrantes do Ministério Público Militar. (0607Crivella_MEster ¿ 18¿) ¿Ela está sendo reconduzida porque exerceu seu mandato com muita consciência, inteligência, criatividade, assiduidade, amor ao trabalho. E nós não podemos então, de maneira nenhuma, deixar de atender essa indicação de 70% dos membros do Ministério Público Militar.¿ (Rogério) Ao ser sabatinada no Senado Federal, Maria Ester Henriques Tavares, apontou três áreas em que considera que o Conselho Nacional do Ministério Público brasileiro teve avanço nos últimos dois anos: controle, fiscalização e disciplina.
07/06/2011, 06h09 - ATUALIZADO EM 07/06/2011, 06h09
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00