Tombini: BC seguirá firme no controle da inflação e pode aumentar Selic — Rádio Senado

Tombini: BC seguirá firme no controle da inflação e pode aumentar Selic

LOC: O BANCO CENTRAL VAI CONTINUAR VIGILANTE NO CONTROLE DA INFLAÇÃO E CONTINUARÁ AUMENTANDO A TAXA SELIC SE FOR NECESSÁRIO SEGURAR O CONSUMO. 

LOC: FOI O QUE DISSE NESTA QUINTA-FEIRA O PRESIDENTE DO BANCO AOS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: De acordo com a lei de responsabilidade fiscal, o presidente do Banco Central deve comparecer periodicamente às comissões temáticas da Câmara dos Deputados e Senado relacionadas a economia e fazer uma avaliação das políticas monetária, de crédito e cambial. Assim como o ministro da fazenda, Guido Mantega, que esteve na terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini falou que a inflação vem se mostrando um fenômeno global. (TOMBINI) Temos a, Rússia, com 9,5%, China com 5,4%, Índia 8,8%, África do Sul, 4,7% Indonésia 6,8%, Reino unido, 4%. zona do Euro com 2,7%, Estados Unidos 2,7%. (REP) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, pediu, entretanto, que o combate à inflação não seja feito às custas do crescimento da economia ou da redução de empregos. (ROLLEMBERG) A pergunta que faço é: como compatibilizar crescimento econômico, importante para o país, com o combate à inflação? (REP) Alexandre Tombini ressaltou que o governo está fazendo o que pode para manter a inflação sob controle sem estancar a economia. Ele ressaltou que o governo cortou gastos, o Banco Central mexeu nos juros e restringiu o acesso ao crédito para evitar novos aumentos de preços. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.
05/05/2011, 01h33 - ATUALIZADO EM 05/05/2011, 01h33
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00