Povos originários

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto

02:35Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto

Transcrição LOC: 09 DE AGOSTO É O DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. LOC: EM ÉPOCA DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, OS INDÍGENAS BRASILEIROS AINDA APONTAM OUTROS RISCOS COMO A VIOLÊNCIA E A INVASÃO DAS TERRAS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE: TÉC: Eu me chamo Tehé, sou da etnia Pataxó, tenho 36 anos, estou falando aqui da nossa aldeia indígena Pataxó Naô Xohã em São Joaquim de Bicas, aldeia que foi, que teve o rio atingido pela barragem de Brumadinho. (REP) Em sua apresentação, Tehé já dá um breve panorama dos desafios encarados pelos indígenas brasileiros. 09 de agosto é o dia internacional dos povos indígenas. Data para lembrar cidadãos que quase sempre foram vítimas na história, como ressalta o senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá: Randolfe – Esses grupos sempre foram vítimas de pandemias, em especial os povos originários, os povos indígenas, que, desde a chegada do branco europeu aqui, foram vítimas de aculturação e de foram vítimas de várias pandemias, que produziram um dos maiores genocídios já visto na história humana. (REP) O Pataxó Tehé destaca que muitos novos desafios atualmente são impostos aos povos indígenas brasileiros: Tehé – temos também o grande desafio das nossas terras serem demarcadas, de nossas terras não estarem sendo invadidas, e também não estar tendo abuso sexual contra nossas crianças, mulheres e adolescentes, e agora também o momento da droga, entrando nas nossas comunidades, tem causado muito dano para nosso povo, nosso costumes, nossa tradição, nossa cultura. (REP) O senador Telmário Mota, do PROS de Roraima, se recorda de sua origem indígena: Telmário – eu nasci numa comunidade indígena, morei até 11 anos numa comunidade indígena. Minha bisavó era indígena e não falava nem português; minha mãe era uma índia misturada: irlandês, português e indígena. Então, eu vivi 11 anos numa comunidade indígena. Por isso, toda minha identidade com os povos indígenas. (REP) E pensando no futuro, Tehé espera que todos os indígenas brasileiros tenham seus direitos respeitados: Tehé 3 – Esse é o futuro que eu sonho para nós povos indígenas, que nós tenhamos nossos direitos e principalmente o direito de nossas terras que é um direito não só de nós, povos indígenas, mas é um direito de toda humanidade porque nós somos os povos protetores e cuidamos do pulmão do mundo (REP) A comemoração do dia internacional dos povos indígenas foi instituída pela ONU em 1994. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

 O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto. A data foi instituída pela ONU em 1994. Para o indígena Tehé, Pataxó de Minas Gerais, ainda existem inúmeros desafios aos povos indígenas brasileiros, como o combate à invasão das terras e a diminuição da violência sexual contra as indígenas. Acompanhe a reportagem de Rodrigo Resende.

TÓPICOS:
Abuso sexual  Adolescentes  Amapá  Índia  Coronavírus  Cultura  História  Indígenas  Minas Gerais  ONU  pandemia  Povos Indígenas  PROS  Rede  Rede Sustentabilidade  Roraima  Senador Randolfe Rodrigues  Senador Telmário Mota  Sustentabilidade  Violência 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo