Hélio Delmiro, Leny Andrade e Durval Ferreira, pioneiros do jazz brasileiro — Rádio Senado
Improviso

Hélio Delmiro, Leny Andrade e Durval Ferreira, pioneiros do jazz brasileiro

O Improviso desta semana destaca três dos mais importantes artistas, que contribuíram para a construção do jazz brasileiro. Helio Delmiro, Leny Andrade e Durval Ferreira.

Hélio Delmiro é um dos maiores instrumentistas brasileiros. Sua guitarra pode ser ouvida em incontáveis arranjos, no acompanhamento de toda a nata da música popular brasileira. Sua discografia como líder é pequena, mas fundamental, dela selecionaremos peças do álbum Compassos, de 2004.

A cantora Leny Andrade é outra figura destacada do brazilian jazz. Ela trouxe para a música brasileira o scatting e o vocalize do jazz americano, inspirados nas divas Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, porém com um toque muito brasileiro. É a principal intérprete do compositor Durval Ferreira, um dos criadores de uma vertente mais jazzy da bossa nova.

Durval Ferreira foi o guitarrista do conjunto Bossa Rio, liderado pelo pianista Sérgio Mendes. E o jazz era uma referência forte para o grupo, em suas jams sessions no famoso Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro.

Como líder, Durval Ferreira gravou seu grande álbum em 2004. O disco, Batida Diferente, faz um resumo de sua trajetória, com o repertório que marcou a fase inicial da bossa nova.

 

22/04/2022, 16h32 - ATUALIZADO EM 26/04/2022, 10h07
Duração de áudio: 54:05
Reprodução
54:05Hélio Delmiro, Leny Andrade e Durval Ferreira, pioneiros do jazz brasileiro
1º bloco
19:58
2º bloco
17:55
3º bloco
16:12
Ao vivo
00:0000:00