Literatura que provoca: Menalton Braff e Edgar Zanette exploram família, cultura e pertencimento
O Autores e Livros destaca nesta edição duas obras que exploram temas sensíveis e atuais, como relações familiares, identidade, cultura, opressão social e desigualdade.
O escritor Menalton Braff, vencedor de diversos prêmios literários, lança Sonata Patética, seu mais novo romance publicado pela Degustadora Editora. A obra mergulha nos conflitos de uma família marcada pela suspeita de uma traição amorosa. Com narrativa ágil, capítulos curtos e três pontos de vista — dos irmãos Marco Aurélio, Júlia e Augusto —, o livro constrói um drama intenso e envolvente, tendo como figura central Olívia, personagem que desequilibra e movimenta a dinâmica familiar.
Na segunda parte do programa, o destaque é o livro Café com Caxiri, do escritor e doutor em filosofia Edgar Zanette. Publicado pela Editora Labrador, o romance traz a trajetória de João, que enfrenta os desafios da pobreza, do preconceito e da exclusão social. Criado pela avó, uma empregada doméstica, em uma Curitiba cinzenta e desigual, João embarca em uma jornada em busca de suas origens indígenas no Norte do país, após descobrir um segredo familiar. A obra discute temas como identidade, bullying, alienação parental, opressão feminina, luta de classes e pertencimento, misturando filosofia, literatura e uma reflexão profunda sobre o tempo e os papéis sociais.

Autores no programa: Menalton Braff, Edgar Zanette, Adélia Fonseca, Marta de Mesquita da Câmara e Florbela Espanca.