CPI deve ouvir mulher de Cachoeira nesta terça — Rádio Senado

CPI deve ouvir mulher de Cachoeira nesta terça

LOC: A CPI DO CACHOEIRA RETOMA SEUS TRABALHOS COM QUATRO DEPOIMENTOS MARCADOS PARA ESTA SEMANA. ENTRE ELES ESTÃO OS DA EX-MULHER E DA ATUAL ESPOSA DO CONTRAVENTOR. 

LOC: MAS OS INTEGRANTES DA COMISSÃO NÃO ACREDITAM QUE OS CONVOCADOS VÃO CONTRIBUIR COM AS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Os integrantes da CPI Mista do Cachoeira tentam interrogar nesta terça-feira a atual esposa do contraventor Carlos Ramos, Andressa Mendonça, e o ex-policial federal aposentado, José Thomé Neto. Na quarta-feira, deverão prestar depoimento a ex-mulher do bicheiro, Andréa Aprígio, e o contador Rubmaier de Carvalho. Dos quatro, três já recorreram ao Supremo Tribunal Federal para permanecer em silêncio. A atual companheira de Cachoeira foi a única a não pedir um habeas corpus. Mas o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, lembrou que mesmo sem decisão judicial, Andressa Mendonça pode se recusar a responder às perguntas. Ele avalia que a CPI só vai avançar com a análise dos documentos. 

(Taques) Eu não tenho grandes expectativas. Eu tenho grandes expectativas em relação à análise de documentos, que é o melhor papel que podemos desenvolver. O testemunho, o depoimento, o cidadão tem o direito constitucional de ficar em silêncio, isso está na Constituição, e tem que ser respeitado. Portanto, não tenho muito otimismo em relação a esse depoimento. 

REP: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, espera que o Supremo possa conceder uma liminar que permita aos integrantes da CPI fazerem as perguntas independentemente de os convocados responderem. 

(A.Dias) Creio que é possível impor maior rigor e exigir mais, mas é evidente que há um pressuposto constitucional que possibilita o silêncio dos depoentes e não temos como alterar. 

REP: Já o senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá destacou que a situação de Andressa Mendonça está complicada depois da acusação de tentativa de suborno e de chantagem ao juiz federal, Alderico Santos, responsável pelo processo contra Cachoeira. Randolfe Rodrigues acredita que a atual mulher do bicheiro está envolvida no esquema. 

(Randolfe) Eu divirjo dos que acham que o papel da Sra. Andressa era única e exclusivamente uma espécie de pombo correio dessa organização. Que a Sra. Andressa assumiu a condução dos negócios criminosos do Sr. Carlos Cachoeira. O depoimento da Sra. Andressa passa a ser um dos mais importantes depoimentos para essa Comissão Parlamentar de Inquérito. 

REP: Andressa Mendonça só não ficou presa porque pagou fiança de R$ 100 mil para responder às acusações em liberdade.
06/08/2012, 12h57 - ATUALIZADO EM 06/08/2012, 12h57
Duração de áudio: 02:40
Ao vivo
00:0000:00