Esclerose Lateral Amiotrófica: Senado fará homenagem a associações de assistência

Da Agência Senado | 31/05/2023, 19h19

O Senado fará sessão especial no dia 21 de junho para celebrar e dar visibilidade ao Dia Mundial de Conscientização e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Requerimento com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira (31).

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível

O pedido  (RQS) 534/2023 foi apresentado pelo senador Romário (PL-RJ). Ele é o autor do projeto que deu origem à  Lei  13.471 de 2017, que instituiu a data. Romário explica que a intenção da sessão especial é prestar homenagem e dar voz às associações e entidades nacionais que trabalham na assistência, disseminação de conhecimento e busca de apoio aos pacientes, familiares e cuidadores.

“Essas organizações desempenham um papel fundamental na promoção de pesquisas para o desenvolvimento de tratamentos, melhoria da qualidade de vida dos pacientes e fortalecimento da autoestima dos afetados”, justifica o senador. 

Extintores

O Senado também aprovou Requerimento (RQS) 267/2023, do senador Davi Alcolumbre (União-AP), para desarquivar projeto de lei que pretende retomar a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio em veículos de passeio (PLC 159/2017). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)