Enfrentamento ao câncer de colo de útero será discutido pela CAS nesta quarta

Da Agência Senado | 23/05/2023, 10h03

O enfrentamento ao câncer de colo de útero é o assunto de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) agendada para as 14h desta quarta-feira (24). O pedido para o debate foi feito pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). Ela argumenta que no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres, apesar de prevenível, de ter diagnóstico e tratamento simples, além de baixo custo. 

Teresa Leitão ressalta que chega a 17.010 o número estimado de casos novos da doença para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025. O risco estimado é de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mencionados pela senadora. 

Foram convidados a audiência pública especialistas como o diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Soares Pedrosa, e a coordenadora do programa Útero é Vida, da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Jurema Telles de Oliveira Lima. Também confirmaram presença Rose Santos, gestora de Política de Saúde da População Negra do Recife, que representa o Movimento Rede de Mulheres Negras; e Mariana Seabra, coordenadora da Ong Bloco A.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)