Kajuru elogia proposta de novo arcabouço fiscal do governo

Da Agência Senado | 30/03/2023, 14h56

Em pronunciamento nesta quinta-feira (30), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) manifestou entusiasmo com o novo arcabouço fiscal, elaborado pela equipe econômica do governo Lula para substituir o teto de gastos. O parlamentar destacou que a proposta inclui zerar o déficit da União em 2024, fazer superávit primário de 0,5% em 2025 e de 1% em 2026. Ele sublinhou que as despesas correntes do governo serão o parâmetro para o controle dos gastos públicos, não podendo crescer mais do que 70% da variação da receita. Kajuru ressaltou que os gastos com saúde e educação terão as regras constitucionais de investimento respeitadas. 

— O governo, com a proposta de âncora fiscal, quer atuar com a previsibilidade e a estabilidade, trazendo os pobres de volta ao Orçamento, e ter mais espaços para o investimento, sobretudo nas políticas públicas essenciais. E o país, como um todo, certamente almeja menos inflação, redução na taxa de juros, mais investimento privado, atração de recursos do exterior e recuperação do grau de investimento. Enfim, voltar ao crescimento econômico e fazer o desenvolvimento social é como poderá ser pavimentado o caminho da reconstrução e da pacificação do Brasil — disse Kajuru.

O senador afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi muito claro ao dizer, pela manhã, em reunião com os líderes dos partidos no Senado, que o governo estuda mecanismos para mexer no patrimonialismo brasileiro e acabar com os privilégios de alguns setores da economia que contam com isenções e benefícios fiscais. De acordo com Kajuru, isso inclui a tributação dos jogos eletrônicos e sites de aposta de cota fixa em prognósticos de resultado esportivo de jogos, o que estaria sendo analisado pela equipe econômica.

O parlamentar, que ocupa uma das vice-lideranças do governo no Senado, disse ainda assim manter a independência. Ele criticou integrantes do PT que estariam torcendo contra o trabalho de Haddad na economia, por temer que ele faça sucesso e se torne candidato à presidência em 2026, ocupando a vaga por eles postulada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Jorge Kajuru