Izalci critica extinção da Fundação Nacional de Saúde

Da Agência Senado | 30/03/2023, 11h01

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) criticou, em pronunciamento em Plenário na quarta-feira (29), a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pela Medida Provisória (MP) 1.156/2023. O parlamentar defendeu que a audiência pública — promovida no mesmo dia na Comissão de Infraestrutura (CI) — não é suficiente para suprir a discussão que o caso exige.

Izalci é contra a divisão da Funasa entre os ministérios da Cidade e da Saúde e citou exemplos de falta de organização na gestão das pastas, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o senador, o SUS não possui integração com estado e município.

O parlamentar lembrou que os prefeitos, que realizam a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, serão prejudicados com o fim da Funasa, pois a fundação presta serviços relevantes para a saúde pública e o saneamento básico.

A gente nem está discutindo a Medida Provisória 1.156, mas sou totalmente contra e vou trabalhar contra a extinção da forma como está sendo feita. Só quem conhece o trabalho da Funasa sabe da importância desse trabalho. Nós temos aqui, no governo do Distrito Federal (GDF), convênio com a Funasa. Estão aí, agora, os campeões da dengue — disse Izalci.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)