Esperidião Amin faz apelo em favor da indústria pesqueira

Da Agência Senado | 30/03/2023, 13h35

Em pronunciamento nesta quinta-feira (30), o senador Esperidião Amin (PP-SC) manifestou preocupação com a regulamentação da temporada de pesca em Santa Catarina. Caso não haja mudança na regra estabelecida, disse Amin, a pesca artesanal no estado sofrerá uma queda de 60% e a pesca industrial terá uma redução de 100% esta temporada. Ele disse ter levado ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, um apelo para que atue juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, já que todas as portarias relacionadas à pesca são interministeriais.

— Se o Ministério do Meio Ambiente não for coautor de medida que atenue o que está aí pela frente, nós vamos ter uma grande crise — disse Amin, lembrando que Santa Catarina lidera o ranking de pesca industrial. 

Esperidião Amin disse ter conversado com o ministro da Pesca durante a audiência realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), pela manhã. De acordo com o senador, a bancada de Santa Catarina está aflita com medidas que vêm sendo tomadas "por precaução", segundo ele sem base científica. Amin reforçou que, caso as regras não sejam alteradas até o dia 1º de maio, a redução na pesca industrial será total e os pescadores artesanais também serão fortemente prejudicados na pesca da tainha. 

O senador sublinhou a importância econômica da indústria pesqueira para o estado. E salientou que a pesca artesanal também é muito expressiva e importante do ponto de vista econômico e social.

— Os pescadores artesanais vão pescar 60% menos do que pescaram no ano passado. E pela regra estabelecida, a pesca industrial teve uma redução de 100%. No caso da pesca industrial, nós estamos falando de valores sérios, em volume. Santa Catarina é o primeiro estado no ranking da pesca industrial, então não preciso dizer o que isso significa. Tive o privilégio de ser o autor do projeto de lei que resultou na regulamentação da profissão de oceanógrafo, acho que estou falando com algum fundamento — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)