Chico Rodrigues defende políticas de Estado para combater a fome

Da Agência Senado | 30/03/2023, 10h46

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) disse, em Plenário, que apresentará projetos de lei para criar políticas públicas estratégicas de Estado para combater a fome. Em seu pronunciamento da quarta-feira (29), o senador enfatizou ser a fome um problema “gravíssimo”, que precisa ser tratado imediatamente como problema de Estado, e não de governo. 

Rodrigues enfatizou que o Brasil vinha superando gradativamente a insegurança alimentar e havia conseguido sair do mapa da fome em 2014. No entanto, acrescentou, a situação se reverteu devido às crises de recessão de 2015 e 2016, à pandemia de covid-19 e à guerra entre a Rússia e Ucrânia sobre a economia. "Não se supera a fome sem aumento na produção de alimentos", disse, lamentando a dependência do Brasil de fertilizantes importados.

Ao citar dados do relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania Alimentar e Nutricional, o parlamentar informou que o contingente de pessoas com insegurança alimentar se concentra principalmente na Região Norte, com 25,7%, e na Nordeste, com 21%.

— Devemos essa coerência ao povo brasileiro. Esta é uma tarefa de todos nós. O Brasil não pode continuar sendo celeiro do mundo, com cerca de 33 milhões de pessoas passando fome. É preciso transformar a terra em produção de alimentos. Precisamos superar a dependência de insumos básicos para a produção agrícola, além de políticas de preço mínimo e de estoques reguladores; de incentivo aos pequenos agricultores; de crédito à logística da distribuição; e de uso da terra de forma produtiva a serviço do ser humano — disse Chico Rodrigues. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)