Retomar relações com a Venezuela beneficia o Brasil, aponta senador

Da Agência Senado | 29/03/2023, 19h09

O grupo parlamentar Brasil-Venezuela foi reinstalado nesta quarta-feira (29), e continuará sendo presidido pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR). No discurso de posse, Rodrigues revelou sua contrariedade com o fato do governo Jair Bolsonaro ter rompido relações com a nação vizinha em 2019. Disse que desde então tem defendido a retomada das relações comerciais e diplomáticas com o país governado por Nicolás Maduro, mas agora se sente mais à vontade para fazê-lo publicamente.

Em sua fala inicial, Rodrigues lembrou que cerca de 25 mil brasileiros vivem hoje na Venezuela. E o rompimento das relações trouxe consequências muito negativas para este grande contingente de pessoas. O senador celebra o fato dos governos dos dois países já estarem negociando a pleno vapor a normalização das relações econômicas e diplomáticas. Citou que o Brasil poderá incrementar, por exemplo, a importação de energia, fertilizantes e asfalto da Venezuela, além de outras parcerias. A economia venezuelana tem se recuperado, segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). O PIB do pais cresceu 12% no ano passado, e projeta-se um crescimento semelhante para 2023.

Muitos empresários brasileiros têm demonstrado interesse em voltar a investir na Venezuela. Podemos também retomar a importação da energia elétrica de Guri (na Venezuela) para Roraima. Guri nos forneceu energia por décadas. E um fornecimento seguro, de qualidade e a preço muito bom. Nosso país tem demonstrado interesse também em importar fertilizantes da Venezuela, cujo processo de importação leva no máximo 6 dias. Hoje compramos fertilizantes da Rússia e do Marrocos, que levam dois meses para chegar aqui. O Ministério dos Transportes também tem feito gestões para importar o asfalto venezuelano, que é de ótima qualidade, atestado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes) apontou o senador.

Guiana e Cazaquistão

Nesta quarta-feira também foram instalados os grupos parlamentares Brasil-Guiana e Brasil-Cazaquistão.

Em relação ao grupo parlamentar Brasil-Guiana, Rodrigues lembrou o boom econômico por que passa o país vizinho, após a descoberta de gigantescas reservas de petróleo em 2015. Segundo o Banco Mundial, o PIB da Guiana cresceu 48% somente em 2022, graças aos investimentos de empresas estrangeiras na exploração do petróleo. Para o senador, a Petrobras também pode se beneficiar desse momento, estabelecendo parcerias com a Guiana. Também foi citado pelo senador o enorme potencial da Guiana na mineração. 

Já no que tange ao grupo parlamentar Brasil-Cazaquistão, Rodrigues citou que esta nação asiática também se destaca mundialmente devido à sua produção de petróleo e gás.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cazaquistão Guiana Venezuela