Paim elogia o relançamento do programa Mais Médicos

Da Agência Senado | 29/03/2023, 20h50

O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou, em pronunciamento nesta quarta-feira (29) a importância do relançamento do programa Mais Médicos. Ele destacou que o programa tem o objetivo de prover a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.

 — É importante destacar que, na atenção primária, Unidades Básicas de Saúde, cerca de 96 milhões de pessoas terão acesso, por meio do SUS, e serão contempladas com atendimento pelo Programa Mais Médicos. Esse primeiro atendimento é para prevenir doenças e reduzir a situação de gravidade dos pacientes. Para 2023, estão previstos investimentos superiores a R$ 700 milhões — registrou o parlamentar.

De acordo com o senador, serão abertas 15 mil novas vagas, principalmente para atuação em regiões de extrema pobreza, onde a oferta de serviços de saúde é baixa. Quem tiver formação universitária pelo financiamento estudantil (Fies), também terá benefícios. Os médicos formados pelo Fies terão direito a adicionais entre 40% e 80% do que receberam pelo vínculo total, também segundo a vulnerabilidade da localidade onde atuarem.

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff e, até 2017, chegou a ter quase 19 mil médicos, garantindo o atendimento de 63 milhões de pessoas em 4.058 municípios brasileiros.

— Cumprimento o governo federal, o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo relançamento do Programa Mais Médicos — disse Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Paulo Paim