Margareth Buzetti alerta para os riscos das propostas de reforma tributária

Da Agência Senado | 28/03/2023, 20h09

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (28), alertou para os riscos que a reforma tributária, “da forma como está posta”, trará para a economia brasileira. Para ela, as reformas devem ser feitas em conjunto, para que os impactos sejam avaliados e minimizados e estimulem os principiais setores da economia.

— Hoje temos três propostas para serem analisadas no Congresso. Por mais que elas tragam simplificação tributária e melhoria do ambiente de negócios, podem significar para Mato Grosso uma perda de 33% do ICMS, que é a principal receita estadual. Nós não podemos tentar resolver um problema provocando outro que, a curto prazo, prejudicará a todos — ressaltou.

Para ela, é necessário apresentar medidas que impulsionem o crescimento econômico e a geração de empregos sem prejudicar importantes setores da economia. Buzetti mencionou que nos últimos três anos, o ICMS, imposto que seria extinto com as propostas em análise, cresceu mais de 20% em média. “Imaginem o prejuízo para um estado protagonista na economia brasileira se esse imposto for extinto”, disse.

Ela ainda destacou que o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou ser necessário “apresentar uma contraproposta que garanta a manutenção da competitividade para atrair novos investidores e compense as perdas de receita do estado de acordo com o crescimento do tributo a ser criado, além de garantir fundos para compensação dos créditos que deverão ser devolvidos aos exportadores de produtos primários”.

— O ano começou com um Parlamento com um perfil mais reformista que no passado e isso é crucial para que avancemos como nação, mas mais importante que isso é avaliarmos as prioridades. Será que a saída é realmente começarmos pela reforma tributária? Por que não analisarmos a reforma administrativa, mexendo assim no tamanho atual do estado? Serei parceira em todas as propostas que beneficiem Mato Grosso e o Brasil e melhorem nossa competitividade e a qualidade de vida dos brasileiros — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)