Para Girão, abuso de poder influenciou resultado das eleições no CE

Da Agência Senado | 23/03/2023, 16h04

Em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (23), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) destacou decisão do Ministério Público Eleitoral do estado do Ceará pela posição adotada em favor da cassação do mandato de senador do ministro da Educação, Camilo Santana.

A posição foi defendida pelo MP em parecer sobre ação na qual Camilo e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), são acusados de abuso de poder político e econômico na campanha. Ação que, de acordo com o senador, influenciou diretamente no resultado do pleito.

— E um detalhe: quem denunciou foi alguém de dentro, que conviveu durante anos com o grupo político que usou a máquina — disse o senador.

Girão frisou que o trabalho realizado pelo Ministério Público foi comprovado, pois se valeu de dados oficiais extraídos do Portal Ceará Transparente, da Controladoria e Ouvidoria Geral do estado, em que foi identificada grande quantia de recursos públicos repassados às prefeituras.

— Um volume absurdo de dinheiro, destinado, sem qualquer sombra de dúvida, à compra de apoio político a prefeitos — dinheiro esse repassado aos municípios cearenses em forma de convênios de repasse de recursos para obras de pavimentação asfáltica e de construção e reforma de prédios e equipamentos públicos — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)