Cruz Machado, no Paraná, é aprovada como a capital da erva-mate sombreada

Da Agência Senado | 23/03/2023, 14h13

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (23) o projeto que confere à cidade de Cruz Machado (PR) o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada (PL 1.818/2019). De autoria do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), o PL 1.818/2019 teve parecer favorável do relator, senador Flávio Arns (PSB–PR). À Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o relator explicou que a localização da cidade, encravada em um vale na floresta, talvez seja o principal fator para os elevados índices de produtividade da região.

— Nota-se que seu cultivo é realizado de maneira harmônica com a floresta, sendo geralmente manejada em associação a outras espécies florestais nativas, como a araucária e a imbuia. Esse sistema de extrativismo ervateiro contribui para a manutenção de grande parte dos fragmentos florestais existentes na floresta de araucária — disse o senador, no começo de março.

Chimarrão

A erva-mate sombreada é cultivada entre outros tipos de vegetação, inclusive em meio a mata nativa. As outras plantas fazem com que os raios de sol não incidam diretamente sobre a erva-mate, por isso ela é chamada de sombreada. Ela é usada no chimarrão, que faz parte da cultura dos habitantes da Região Sul. Os três estados da região lideram a produção nacional da erva-mate, enquanto o maior consumidor do chimarrão é o estado do Rio Grande do Sul, que tem a bebida como um de seus símbolos. Atualmente, tramita na Câmara projeto para reconhecer o município de Palmeira das Missões (RS) como Capital Berço da Erva-Mate (PL 1.499/2019). Outro projeto confere ao município de Ilópolis (RS) o título de Capital Nacional da Erva-Mate (PL 558/2020). A cidade de Venâncio Aires, também no Rio Grande do Sul, teve o título de Capital Nacional do Chimarrão previsto em dois projetos de lei. Ambos chegaram ao plenário da Câmara, mas terminaram arquivados. O município gaúcho foi, porém, reconhecido em lei estadual. 

Cruz Machado

Cruz Machado é um pequeno município paranaense fundado em 1951 e conhecido como o maior produtor de erva-mate sombreada. Sua produção média é estimada em 89 mil toneladas de folhas verdes por ano. Após ser colhida e processada, a planta tem como principais compradores os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A atividade de cultivo da espécie teve início há cerca de duas décadas e atualmente mais de dez indústrias do ramo ervateiro atuam na região.

A espécie erva-mate sombreada é nativa das regiões de florestas de araucárias. Arns destacou a ainda importância desse cultivo para a economia da região.

— A atividade gera empregos, prosperidade e renda por toda a sua cadeia produtiva. Sua relevância, porém, vai além da questão econômica. O hábito de beber um bom chimarrão está arraigado na cultura local e faz parte da identidade tanto dos cidadãos de Cruz Machado quanto de grande parte da população da Região Sul do País.

E também que Cruz Machado realiza anualmente a Festa da Erva-Mate, além de contar com a Associação dos Produtores e Apreciadores da Erva-Mate do Município de Cruz Machado, entidade que organiza atividades de cunho educacional, cultural e recreativo, bem como está à frente de cursos, congressos, exposições e seminários sobre o tema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)