Cid Gomes destaca Dia Internacional da Síndrome de Down

Da Agência Senado | 22/03/2023, 11h24

O senador Cid Gomes (PDT-CE) registrou em pronunciamento em Plenário, na quarta-feira (22), a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia anterior. Ele observou que ainda há muito a ser feito para promover a conscientização e inserção social de pessoas com Down.

— Como pai de uma criança com síndrome de Down, sei em primeira mão quão importante é promover a inclusão e aceitação de indivíduos com essa condição. É inspirador ver como minha filha enfrenta os desafios diários com um sorriso no rosto e uma disposição inabalável — relatou.

Ele lamentou o fato de essas pessoas serem discriminadas e excluídas. Cid reforçou que, apesar dos progressos, a falta de oportunidades e a discriminação no ambiente de trabalho ainda são problemas comuns que as pessoas com Down enfrentam. “No entanto, estudos mostram que as pessoas com síndrome de Down têm habilidades únicas e podem ser excelentes profissionais, artistas e esportistas quando recebem o treinamento e o apoio adequados”, disse.

— Isso é inaceitável e precisamos trabalhar juntos para mudar essa realidade. Precisamos garantir que todas as pessoas com síndrome de Down tenham acesso a uma educação de qualidade, oportunidades de trabalho e cuidados de saúde adequados. Precisamos também promover a inclusão social e garantir que essas pessoas possam participar plenamente da vida em comunidade — disse, mencionando exemplos de pessoas com síndrome de Down com habilidades únicas, que têm alcançado sucesso em diversas áreas, como o músico e compositor Breno Viola, a nadadora paralímpica Joana Neves e o jovem Gabriel Guimarães, que se tornou o primeiro brasileiro com Down a se formar em medicina.

O senador mencionou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelos quais há cerca de 300 mil pessoas com síndrome de Down no país. Ele também ressaltou a importância do trabalho das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

— Como sociedade, temos a responsabilidade de garantir que todas as pessoas com síndrome de Down tenham as mesmas oportunidades de crescer e alcançar seu potencial máximo. O amor das pessoas com síndrome de Down é um lembrete poderoso de que no final do dia, todos somos seres humanos, com emoções, sonhos e desejos. Eles nos lembram que a verdadeira beleza está na diversidade e na aceitação uns dos outros. Vamos trabalhar juntos para criar um mundo mais inclusivo e amoroso para todos — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)