Chico Rodrigues destaca importância da agricultura familiar

Da Agência Senado | 22/03/2023, 13h05

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) destacou, em pronunciamento na terça-feira (21), a importância do apoio do governo federal à agricultura familiar. Para o parlamentar, essa é uma das principais fontes de criação de renda e emprego para o homem do campo.

— É inquestionável a sua importância [da agricultura familiar] para garantir a segurança alimentar e o combate à fome em nosso país, que grassa já mais de 30 milhões de pessoas — afirmou.

O senador citou dados do site agropecuário Agrolink, que aponta a agricultura brasileira como a oitava maior produtora de alimentos do mundo, sendo a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. A agricultura familiar seria responsável por 70% do feijão nacional, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e metade da banana produzida no Brasil.

Dessa forma, afirmou Chico Rodrigues, o crescimento do país passa pelo agricultor familiar, "por aqueles que muitas vezes são esquecidos". Por isso, o senador disse apresentar, desde 2019, sugestões e demandas dos agricultores familiares para o governo com intuito de estimular a produção e a troca de produtos dos pequenos agricultores, comunidades indígenas, assentados e colonos.

O senador destacou ainda que destinou recursos de emendas parlamentares para compra de 991 equipamentos para subsidiar os trabalhos da agricultura familiar, entre "caminhões, tratores, tratoritos (motocultivadores), embarcações e barcos, motores, viaturas, plantadeiras de grãos, entre tantos outros".

Ele também registrou que apresentou o PL 778/2019, que reserva, no mínimo, 10% das vagas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) para pessoas ligadas à agricultura familiar. E o PL 764/2019, que estende a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) aos produtos derivados do processamento de produtos agrícolas perecíveis.

— Nós entendemos que essa economia produzida a partir dos pequenos núcleos familiares rurais dá, acima de tudo, dignidade e sustentabilidade, porque, em qualquer município brasileiro, você vai ver exatamente essa população ordenada em associações ou cooperativas ou sindicatos fazendo um trabalho que leva a comida à mesa da população — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)