Cleitinho defende o combate à corrupção na política

Da Agência Senado | 21/03/2023, 21h01

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) defendeu, em pronunciamento na terça-feira (21), o combate à corrupção na política. Ele disse considerar a Operação Lava Jato como um avanço na luta contra a corrupção no Brasil.  

— Quem ferrou o país foram os políticos que roubaram do país. A Lava Jato só veio para escancarar e desmoralizar a classe política — afirmou.

Para o senador, a Lava Jato revelou "o que várias pessoas não sabiam". Para Cleitinho, “a pessoa que é contra a Lava Jato é a favor da corrupção”. Ele ainda ressaltou a importância de não deixar que esse trabalho tão importante para a população do país seja enfraquecido.

O parlamentar também fez críticas ao saneamento básico de Minas Gerais. Ele destacou que existem cidades onde não há tratamento de esgoto. Para o senador, é inadmissível que a população do estado continue sofrendo por falta de água enquanto há indícios de desvios de recursos e falta de investimento no setor.  

— Não tem efetivo tratamento de esgoto e se cobra uma tarifa de tratamento de esgoto. Que país é esse? Como é que a gente vai comemorar aqui o Dia Mundial da Água? — questionou. 

Além disso, o senador registrou que apresentou (PL 1.158/2023) para proibir a suspensão, retenção, bloqueio ou proibição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e direito de prestar concurso público, como forma de garantir execução de dívida. Ele mencionou que recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional o direito de juízes suspenderem a CNH. Para Cleitinho, essa decisão restringe direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros, além de impedir que, "com esses instrumentos e com o trabalho", busquem maneiras de arrecadar a pecúnia para saldarem as dívidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)