CI e CDR iniciam reuniões com ministros ouvindo Renan Filho, dos Transportes

Da Agência Senado | 17/03/2023, 14h30

As comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR) realizam na terça-feira (21) uma audiência pública com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele inaugura a série de reuniões com ministros responsáveis por pastas ligadas às áreas de atuação dos dois colegiados. O encontro com Renan Filho está marcado para as 9h.

A iniciativa de realizar as audiências partiu dos presidentes da CI e da CDR, senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Marcelo Castro (MDB-PI). Para Confúcio, a CI deve ser "um escoadouro confiável para o governo e a sociedade" na busca por recuperar atrasos em diversas áreas da infraestrutura nacional.

— Serão avaliados os sistemas viários, de saneamento, de fornecimento de energia, de tecnologia da informação, de canais de comunicação formais e informais, de ferramentas de desenvolvimento de software, bem como as redes políticas e sociais ou sistemas de crença partilhada — explicou o parlamentar.

Durante a reunião com Renan Filho, os internautas vão poder enviar perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania. Depois do ministro dos Transportes, a CI deve ouvir outros sete auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

• 28 de março: Márcio França (Portos e Aeroportos);

• 4 de abril: Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional);

• 11 de abril: Alexandre Silveira (Minas e Energia);

• 18 de abril: Jader Filho (Cidades);

• 25 de abril: Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);

• 2 de maio: Juscelino Filho (Comunicações); e

• 9 de maio: Simone Tebet (Planejamento).

Assim como a CI, a CDR também aprovou requerimentos para ouvir Márcio França, Waldez Góes, Jader Filho e Simone Tebet. Por isso, é possível que as reuniões com esses ministros sejam promovidas em conjunto pelas duas comissões.

A CDR deve ouvir ainda a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Mas a data da audiência pública não foi divulgada oficialmente pelo colegiado.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: