Humberto pede apuração sobre perda de 59 milhões de vacinas

Da Agência Senado | 15/03/2023, 16h41

Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), o senador Humberto Costa (PT-PE) pediu que a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF) apurem a denúncia de que 39 milhões de doses de vacina contra a covid-19 serão descartadas pelo Ministério da Saúde e que outros 20 milhões de doses terão o mesmo destino nos próximos dois meses, por causa da perda de validade dos imunizantes.

— Prejuízo de R$ 2 bilhões de reais, imaginem: no momento em que nós estamos vivendo, com tanta gente falando de desequilíbrio fiscal e da gastança cometida pelos governos, é inconcebível jogar fora R$ 2 bilhões de reais em um produto que salva vidas e minimiza os efeitos colaterais causados por essa doença! — afirmou.

Segundo Humberto, essa descoberta evidencia a falta de planejamento e a postura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro contrária à vacinação. O senador lembrou que o ex-mandatário chegou a disseminar notícias falsas em relação aos imunizantes.

— Quem não se lembra do ex-presidente dizendo que havia o risco de que quem tomasse a vacina virava jacaré? Ou que um homem poderia começar a falar fino e a mulher a criar barba por conta da vacina? Por tudo isso, ele atrasou a chegada das vacinas e o que vemos hoje é que boa parte das que chegaram serão descartadas, porque perderam a validade.

Em consequência, lamentou o parlamentar, mais de 700 mil pessoas morreram de covid-19. O cenário só não foi pior, segundo ele, porque a CPI que apurou as irregularidades praticadas pelo então governo, durante a crise sanitária, obrigou o executivo a apressar a aquisição de vacinas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Humberto Costa