Alan Rick defende obras no Acre e mais médicos no Norte

Da Agência Senado | 08/02/2023, 20h24

O senador Alan Rick (União-AC) disse em Plenário nesta quarta-feira (8) que viabilizar obras de infraestrutura no estado do Acre e levar maior número de médicos para atuarem na região Norte estarão entre as prioridades do seu mandato. Eleito no ano passado, Alan Rick fez o seu primeiro discurso como membro do Senado.

— Minha missão aqui é de tornar o Acre um estado que ofereça mais qualidade de vida para o nosso povo tão sofrido. Temos demandas urgentes de investimento em infraestrutura, em educação, segurança, saúde de qualidade, produção rural que leve comida às mesas de todos. A defesa dos médicos brasileiros formados no exterior é uma das principais bandeiras do nosso mandato.

Quando era deputado federal, Rick defendeu que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) fosse realizado duas vezes por ano, em vez de apenas uma. Ele foi o autor da emenda que se transformou nesse dispositivo da Lei do Revalida (Lei 13.959, de 2019).

Para o senador, incentivar o retorno de médicos que se formaram fora do país é necessário para suprir a carência de profissionais em regiões remotas do país, como a Amazônia. Segundo Rick, a maioria dos médicos brasileiros “não quer” atuar nessas áreas.

— Os médicos brasileiros formados no exterior fazem toda a diferença. São eles que se dispõem a atender nos distritos sanitários especiais indígenas da Região Norte, nas comunidades onde o acesso é difícil, nos rincões mais distantes. Muitos deles são filhos dessas comunidades mais simples. Eles conhecem essa realidade. Nós precisamos deles. Atualmente, temos milhares de médicos brasileiros que estudaram em outros países, mas enfrentam muitas dificuldades para superar as burocracias necessárias para exercer sua profissão por aqui. Tenho buscado meios de ajudá-los e assim ajudar a população que depende do SUS para qualquer tipo de atendimento médico.

Quanto às obras, Alan Rick destacou a recuperação da BR-364, que vai de São Paulo até a fronteira com o Peru, no extremo oeste do Acre. O senador afirmou que é possível transformar a rodovia numa ligação transoceânica, através de cooperação com o país vizinho, que tem seu litoral no Oceano Pacífico. Isso viabilizaria maior volume de comércio do Brasil com a Ásia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)