Rodrigo Pacheco manifesta solidariedade aos turcos e sírios

Da Agência Senado | 06/02/2023, 17h43

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, expressou nesta segunda-feira (6) solidariedade aos habitantes da Turquia e da Síria, países atingidos durante a madrugada (noite no Brasil) por um terremoto de magnitude 7,8, que já provocou milhares de mortes. A área atingida foi a região central da Turquia, perto da fronteira com a Síria.

“Em nome do Congresso Nacional, solidarizo-me com o povo turco e com os cidadãos sírios em razão da tragédia que se abateu sobre os países, na esteira dos terremotos que causaram mais de 2 mil mortes e deixaram milhares de feridos.", postou Pacheco no Twitter às 13h18.

Desde então, o número e feridos não pára de subir. De acordo com informações atualizadas pela imprensa, até o momento 1.762 pessoas morreram na Turquia, enquanto na Síria os mortos já somam 1,3 mil.

Segundo relatos, o tremor durou além de um minuto e meio. Mais de 40 réplicas foram registradas desde o abalo principal. O terremoto deixou um rastro de destruição nos dois países. Milhares de pessoas estão desaparecidas.

Em sua postagem, Rodrigo Pacheco também expressou solidariedade aos parentes das vítimas:

“Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas. Que os governos se mobilizem rapidamente para que a ajuda humanitária internacional chegue o mais rápido possível aos atingidos”.

Outros senadores manifestaram-se igualmente sobre a tragédia no Twitter. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) reproduziu as bandeiras da Síria e Turquia. O senador Humberto Costa (PT-PE), por sua vez, republicou mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos habitantes dos dois países.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)