Kajuru ressalta importância da vacinação e pede que população tome as doses de reforço

Da Rádio Senado | 30/11/2022, 17h36

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) fez um apelo, em pronunciamento nesta quarta-feira (30), para que a população brasileira tome a vacina contra a covid-19. O senador ressaltou que quase 70 milhões de pessoas ainda não tomaram a primeira dose de reforço.

Kajuru também destacou que a queda na vacinação infantil abrange praticamente todas as doenças imunopreveníveis, como coqueluche, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e outras. Segundo ele, os números começaram a cair em 2015 e agora batem recorde, com coberturas vacinais em torno de apenas 50% e 60%. O senador reforçou que a proteção coletiva contra a maioria das doenças exige a imunização de cerca de 90% a 95% das crianças.

O senador afirmou ainda que é crescente o número de especialistas que alertam para o risco de enfrentarmos catástrofes sanitárias por conta da volta de epidemias que já foram comuns no passado. 

— O Brasil precisa urgentemente recuperar o Programa Nacional de Imunização (PNI), tarefa obrigatória do futuro governo Lula. Mas, o combate ao negacionismo é obrigação de todos os brasileiros compromissados com valores civilizatórios. Vacinas reduzem a mortalidade, melhoram as condições de saúde e ainda representam economia para a sociedade com a redução dos índices de ausência na escola e trabalho e a diminuição do custo de tratamentos e internações em hospitais — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)