Comissão Senado do Futuro discute estímulo ao consumo de derivados de cacau

Da Agência Senado | 29/11/2022, 16h04

A Comissão Senado do Futuro (CSF) vai discutir na próxima quinta-feira (1°) a adoção de medidas públicas para estimular o aumento do consumo de produtos derivados de cacau. A audiência, requerida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA), é semipresencial e está marcada para as 8h30.

Estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em julho mostra que a expansão sustentável do cacau tem sido benéfica para a Amazônia, integrando geração de emprego e renda à preservação da floresta. Atualmente, o Pará e a Bahia são os maiores produtores nacionais.

Foram convidados para a audiência representantes de associações de produtores, especialistas em saúde e entidades ligadas à produção cacaueira. Veja a lista de convidados:

- Vanuza Barroso, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC). Presença Confirmada.

 - Francisco Bezerra presidente da Câmara Setorial do Cacau em Rondônia e diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ANPC. Presença Confirmada.

- Eunice Gutzeit, vice-presidente da ANPC, agricultora e empresária.  Presença Confirmada.

- Maurinho Rossoni, segundo vice-presidente da ANPC. Presença Confirmada.

- Valnei Pestana,médico, presidente da Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia e diretor da Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio das Contas (Aproc). Presença Confirmada.

- Marcio Bontempo, médico sanitarista, especialista em Saúde Pública e Nutrologia. Aguardando Confirmação.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)