Girão critica desvios em empréstimos a países estrangeiros

Da Agência Senado | 06/10/2022, 16h03

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou no Plenário do Senado nesta quarta-feira (5) o repasse de recursos do Brasil a outros países por meio do BNDES, que, no entender do parlamentar, configura "corrupção em nível internacional". Segundo o senador, um "exemplo pedagógico sobre [esse] mecanismo de desvio" foi um empréstimo de R$ 100 milhões, costurado em 2015 para a construção de hidrelétrica na Nicarágua.

— Esse empréstimo foi cancelado pela atuação competente do Tribunal de Contas da União, a qual impediu a concretização da maquiavélica operação diante de graves irregularidades no contrato, dentre elas a falta de garantias — disse o parlamentar. 

O senador lembrou ainda que, de acordo com o Observatório Anticorrupção, desde 2018, ocorreram 190 ataques à Igreja Católica na Nicarágua, com prisões de padres e bispos, expulsões e fechamento de emissoras de TVs religiosas.

Em Plenário, Girão também destacou o trabalho da senadora Margareth Buzetti, a quem agradeceu a força e ousadia em momentos difíceis para o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Eduardo Girão